PAPEL DE PAREDE: COMO USAR ESTAMPAS OUSADAS NA DECORAÇÃO?

Publicado em 07/12/2023 por Coralli

Fugir do branco e do décor neutro é algo que já passou pela cabeça de muitos na hora de decorar a casa. No entanto, muitas vezes há uma questão por trás dessa decisão: como tornar o lar mais alegre e colorido da melhor forma?


Uma dessas soluções é o uso do papel de parede estampado, que apresenta uma variedade de opções que podem se adequar ao gosto de cada um.

Nas palavras de Bruno Faggiano, diretor-geral da BF Tecidos e Papéis, “decorar um ambiente é o mesmo que se vestir, mas em outra escala. Pensando assim, o uso de papéis de parede ou outros elementos estampados na decoração, além de trazer identidade aos ambientes, pode também conferir leveza, humor, descontração, alegria – assim como roupas estampadas fazem conosco”, detalha.


QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS PARA USAR PAPEL DE PAREDE ESTAMPADO?

Para começar a decoração da sua casa com papel de parede estampado, a primeira decisão deve ser a orientação de um profissional de decoração ou designer de interiores. “Bons profissionais conseguem interpretar a personalidade de seus clientes nos espaços que projetam”, diz Faggiano.

Além disso, a escolha por um material de qualidade: com boa procedência, além de ser durável, qualidade artística e autoral.

Nas palavras de Faggiano, para as situações em que a ideia seja fazer o uso do papel de parede estampado por conta própria, é importante começar gradativamente: primeiro com o uso de almofadas estampadas, depois com papeis de parede em ambientes menores e de curta permanência, como lavabos ou halls de entrada.

“Os móveis também podem auxiliar a trazer mais cores e estampas para os ambientes, uma vez que é possível revestir pontualmente uma peça ou outra a fim de ‘dosar’ esta mistura”, completa.


QUAL O PAPEL DE PAREDE IDEAL PARA CADA AMBIENTE?

O lavabo é o lugar da casa onde se deve “arriscar mais”. É um lugar que será majoritariamente usado pelos convidados, sejam eles amigos ou familiares. “Um lavabo com um papel inusitado pode instigar horas de conversas agradáveis sobre arte, cores, gostos, viagens, entre outros”, diz o diretor da BF Tecidos.

Ambientes sociais, como a sala de estar, normalmente solicitam um papel de parede mais sofisticado, a exemplo dos naturais – estampados sobre palha ou seda, ainda que usado de forma pontual. Já o quarto é o ambiente mais íntimo de uma casa.

“É importante que a preocupação seja a de fazer algo exclusivamente para nos agradar, sem a preocupação de ficar mais ou menos exagerado”, opina. “Deve-se buscar conforto”.

Tanto para cozinha como para banheiro, a escolha de estampas é muito particular. “É fundamental, entretanto, escolher um papel de parede resistente e de fácil manutenção”, diz.


COMO CUIDAR DO PAPEL DE PAREDE?

Papéis de parede artesanais, feitos de matéria prima natural, a exemplo dos de palha ou madeira, sempre requerem mais cuidado na hora de qualquer limpeza. “A principal alternativa para quem tem muita preocupação com manutenção são os revestimentos vinílicos que, dentre outras características, são laváveis”, diz Faggiano.

Existem ainda papéis de parede para ambientes de altíssimo tráfego, a exemplo de hotéis, hospitais e restaurantes que, além de serem laváveis e terem tratamento antibacteriano, são extremamente resistentes – feitos para durarem décadas.


OS SEGREDOS PARA NÃO DEIXAR O AMBIENTE SOBRECARREGADO

Para Bruno, é importante que os ambientes reflitam a personalidade das pessoas que os habitam. “É neste equilíbrio que eu acredito”, diz. Com isso em mente, o décor de uma casa pode ser “exagerado” na medida da personalidade de seu dono. “Inserir cores e estampas gradualmente auxilia a atingir este equilíbrio sem ultrapassá-lo”, conclui.

Qual é a sua personalidade?

Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:


COMO PLANTAR ROSAS EM CASA? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


COMO LIMPAR A TELA DA TV DO JEITO CERTO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Integrado ao sistema v3