O PASSO A PASSO PARA VOCÊ NÃO CAIR EM GOLPES IMOBILIÁRIOS

Publicado em 25/01/2024 por Coralli

Evitar golpes imobiliários é essencial ao buscar uma propriedade. Abaixo, apresentamos algumas dicas importantes que podem ajudar a proteger você contra possíveis fraudes e golpes no mercado imobiliário.

PESQUISE INTENSAMENTE

Realize uma pesquisa completa sobre o imóvel, o bairro, o vendedor ou locador. Use recursos online, visite fóruns e grupos de discussão para obter informações sobre a reputação do vendedor ou da imobiliária.

VISITE O IMÓVEL PESSOALMENTE

Não confie apenas em fotos ou descrições online. Agende uma visita pessoal ao imóvel para verificar seu estado real e confirmar sua existência. Isso também permite avaliar se o imóvel atende às suas necessidades.

ANALISE A DOCUMENTAÇÃO

Peça e analise todos os documentos relacionados ao imóvel, como escrituras, matrícula, certidões negativas e comprovantes de pagamento de taxas. Certifique-se de que a documentação esteja em ordem e corresponda às informações fornecidas.

DESCONFIE DE OFERTAS IRRESISTÍVEIS

Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, desconfie. Preços muito abaixo do mercado podem ser um sinal de alerta. Golpistas frequentemente usam preços baixos para atrair vítimas.

NÃO PAGUE ADIANTAMENTOS SEM CONTRATO

Evite pagar adiantamentos ou depósitos sem um contrato devidamente assinado. Os golpistas muitas vezes solicitam pagamentos antecipados como garantia e desaparecem.

VERIFIQUE A IDONEIDADE DA IMOBILIÁRIA OU CORRETOR

Certifique-se de que a imobiliária ou corretor envolvido na transação seja registrado e tenha boa reputação. Verifique se eles possuem avaliações positivas e histórico de transações bem-sucedidas.

OBTENHA REFERÊNCIAS

Peça referências de outros clientes que tenham trabalhado com o vendedor, corretor ou imobiliária. Isso pode fornecer insights sobre a confiabilidade e o profissionalismo da parte envolvida.

CONSULTE UM ADVOGADO ESPECIALIZADO

Considerar a contratação de um advogado especializado em direito imobiliário pode ser uma decisão inteligente. Eles podem ajudar a identificar problemas potenciais e proteger seus interesses legais.

DESCONFIE DE PRESSÃO PARA DECISÕES RÁPIDAS

Golpistas muitas vezes pressionam por decisões rápidas. Se sentir pressionado a tomar uma decisão imediata, dê um passo para trás e reavalie a situação com calma.

ACESSE PORTAIS IMOBILIÁRIOS DE CONFIANÇA

Utilize portais imobiliários respeitáveis, como a Coralli, que oferecem um ambiente seguro para a busca de imóveis.

MANTENHA REGISTRO DE COMUNICAÇÕES

Mantenha registros de todas as comunicações por e-mail, mensagens de texto ou outros meios com o vendedor ou corretor. Isso pode ser útil caso surjam problemas futuros.

FIQUE ATENTO A SINAIS DE ALERTA

Esteja atento a qualquer comportamento suspeito, como informações inconsistentes, falta de documentação adequada ou recusa em permitir visitas ao imóvel.
Ao seguir as dicas mencionadas e contar com portais imobiliários confiáveis, você pode proteger seu investimento e ter uma experiência segura na busca por imóveis.

Não deixe que os golpes imobiliários atrapalhem seus planos; esteja preparado e informado para tomar decisões inteligentes no mercado imobiliário.

Nós, da Coralli, estamos aqui para realizar o seu sonho com segurança.

Fonte: Imóvel Web

Integrado ao sistema v3