O QUE AS PESSOAS MAIS SAUDÁVEIS FAZEM E POR QUE FAZEM?

Publicado em 28/09/2023 por Coralli


Pessoas saudáveis têm consciência, antes de tudo. Sabem o que querem e fazem escolhas com o objetivo de se manterem saudáveis. São pessoas que querem cuidar da própria saúde, que pensam em viver melhor os anos lá na frente e gostam da ideia de viver com qualidade.

Mas, na prática, o que essas pessoas fazem de forma consciente?


Elas criam hábitos saudáveis ao longo do tempo, e não procuram resoluções imediatas.

São pessoas que procuram praticar atividade física de maneira regular, ou seja, na maior parte dos dias da semana. Incluir o exercício físico programado — aquele que você se prepara para realizar, como ir à academia, correr, jogar tênis, fazer ioga, pedalar — é fundamental. É igualmente importante tentar manter o movimento no dia o dia, quebrando o tempo sedentário, sentados, trocando elevadores por escadas, caminhando distâncias possíveis, entre outras atitudes que podemos ter a partir do momento em que temos a consciência da importância disso e escolhemos, de fato, mexer nosso corpo.


Um corpo que se movimenta funciona melhor. E não apenas durante, mas após também.

Ao iniciar o movimento físico mais vigoroso, já acionamos o fluxo sanguíneo, melhorando a irrigação. Só isso já faz com que o transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e células de defesa aconteça de forma eficiente, além de contribuir para retirada de substâncias indesejadas na atividade celular do nosso corpo.

Junte a isso a melhora da condição cardiovascular, que também promove maior eficiência no bombeamento do sangue pra todo o corpo. Um coração forte bate menos vezes, mas com mais força. Na verdade, esse é só o início da lista dos benefícios que a atividade física pode trazer para nossa saúde. Ela é o melhor remédio para prevenir a maior parte das doenças crônicas não transmissíveis, porque reduz a gordura corporal e a pressão arterial, melhora o perfil lipídico e a sensibilidade à insulina, além de elevar o gasto energético, promovendo ganho de massa e força muscular, flexibilidade e equilíbrio.


Engana-se quem pensa que os benefícios se limitam aos físicos. Pelo contrário: a parte mental e emocional é a que mais se beneficia do exercício físico regular. A maior oxigenação no cérebro, que acontece quando aumentamos o fluxo sanguíneo nos exercícios, estimula a atividade cerebral, sobretudo no hipocampo, “responsável” pela memória e aprendizado. Há também maior produção de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, que promovem sensação de prazer, ajudam a combater o estresse e melhoram o humor.

A maravilha é que essa lista não para de crescer. Sempre mais estudos comprovam todos os benefícios que o exercício pode fazer pela nossa saúde em geral. E evitar demência nas idades avançadas também é um deles. A neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em criar conexões, melhora, e por isso é possível retardar ou evitar o surgimento de doenças como Alzheimer.


Pessoas saudáveis também se preocupam com outras questões, como dormir bem e se alimentar de forma equilibrada. A alimentação é um terreno fértil para novas teorias, e a cada momento surgem alimentos sagrados e outros vilanizados. Diante de tantas teorias, é sempre bom ficar com as mais confiáveis, e evitar os excessos e restrições, que geram compulsão e até mesmo transtornos alimentares.

Mas, no final das contas, o que vai contar sempre é o bom senso, pra tudo. As boas escolhas, bons hábitos, a regularidade, o autocuidado. Essa construção do dia a dia que transforma vidas e garante a saúde e a autonomia nas idades avançadas.


Um bom incentivo à prática diária de exercícios físicos é a possibilidade de ter uma academia no prédio.

Conheça as opções disponíveis: nossos corretores esperam você para um café e uma conversa.


Fonte: O Globo

________


LEIA TAMBÉM:


COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR NA SUA SAÚDE MENTAL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


DICAS PARA QUEM TEM PREGUIÇA DE FAZER ATIVIDADE FÍSICA: COMO ENCONTRAR MOTIVAÇÃO E INCORPORAR O EXERCÍCIO À ROTINA? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Integrado ao sistema v3