10 BENEFÍCIOS DO CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO

Publicado em 28/10/2021 por Coralli

Você já ouviu falar nos consórcios imobiliários?

Os consórcios imobiliários vêm se destacando por facilitar a aquisição de imóveis por meio de planos econômicos e flexíveis que se adaptam ao perfil de cada cliente.

Nesse tipo de transação, um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se associa para consolidar um fundo comum com o intuito de adquirir um imóvel. O fundo é gerenciado por uma empresa administradora.

Trata-se de uma maneira de comprar uma casa ou apartamento, sem realizar empréstimos de instituições financeiras. Além disso, incentiva a criação e manutenção de uma reserva de emergência, que se amplia à medida que você paga as parcelas do consórcio.

Conheça, a seguir, 10 benefícios do consórcio imobiliário.

1. VALOR DE ENTRADA
O valor escolhido para o imóvel a ser consorciado é parcelado integralmente. Isso significa que o consórcio não exige o pagamento antecipado de qualquer valor — prática frequente em outras formas de aquisição parcelada.

Logo, o consórcio de imóveis é a alternativa ideal para quem não possui nenhum montante para ofertar como entrada. Mesmo que você possua um valor para efetuar a tradicional entrada, o consórcio permite que você utilize esse dinheiro para outros fins, como a oferta de lances para antecipar sua contemplação. Lembre-se também que os imóveis geram outros gastos, como as despesas de transferência, a realização de pequenas reformas ou as manutenções preventivas.

2. FGTS
Outra vantagem inegável é a possibilidade de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar um lance. Você pode ainda converter o mesmo valor para a quitação total ou parcial do saldo devedor. Em ambas as hipóteses, você diminui o tempo necessário para obter a carta de crédito.

Existe uma terceira forma de se usar o FGTS no consórcio. Caso você queira um imóvel que não seja coberto pelo valor da carta de crédito prevista em contrato, basta direcionar o FGTS para completar a diferença.

3. ACELERAR A CONTEMPLAÇÃO
Existem duas formas de contemplação no consórcio: via sorteio ou lance. Para quem não deseja esperar pela sorte, é possível ofertar um valor como forma de antecipar parcelas do consórcio. Além disso, em alguns planos de consórcio você pode utilizar uma porcentagem da própria carta de crédito — procedimento chamado de lance embutido.

Se o lance ofertado não for o vencedor, você não precisa fazer o pagamento da quantia que ofereceu. Em vez disso, terá a oportunidade de dar um novo lance no mês seguinte e, assim, sucessivamente.

4. NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXA DE JUROS
Um dos benefícios mais interessantes dos consórcios é a não incidência de juros. Nos consórcios, tudo o que você paga se resume a uma taxa de administração, somada ao valor dos fundos comum e de reserva. As cobranças já compõem as parcelas ao longo do período de vigência do contrato. Portanto, não existem surpresas desagradáveis no decorrer dos meses.

Toda essa facilidade se deve ao fato de o consórcio se caracterizar pela contribuição financeira mútua de todos os seus integrantes. Com isso, o custo final da aquisição é bem baixo em relação à outras formas de aquisição parcelada.

O conjunto de tais aspectos faz com que o consórcio seja a melhor relação custo-benefício para a compra de qualquer bem de alto valor. O raciocínio vale tanto para uma casa quanto para um veículo.

5. SORTEIOS REALIZADOS PERIODICAMENTE
Os sorteios são efetuados mensalmente – você tem uma chance de ser contemplado a cada 30 dias.

Note que a primeira assembleia já é concretizada assim que a quantidade de participantes do consórcio for atingida. A partir dessa data, novos encontros são marcados mensalmente. É importante dizer que eles não se limitam à execução de sorteios.

Nas assembleias, os membros do consórcio recebem as atualizações mais recentes relacionadas ao grupo. Para participar, você só precisa verificar o calendário das reuniões e se programar.

6. VARIEDADE DE PRAZOS E PLANOS
As empresas administradoras de consórcios têm investido na diversidade a fim de conquistar um número maior de clientes. Desse modo, a escolha do melhor consórcio para você é facilitada, uma vez que há, no mínimo, uma combinação alinhada ao seu perfil.

Você avalia e determina um valor para a carta de crédito que seja compatível com o tipo de imóvel pretendido. Os diferentes planos também contam com parcelas mensais coerentes com o orçamento de cada pessoa interessada no consórcio.

Além do valor da carta de crédito, você também determina o prazo de pagamento do seu consórcio. Essa flexibilidade permite ao consumidor se planejar, estruturando os seus planos de acordo com a realidade atual de suas finanças pessoais. Por conta disso, o consórcio ajuda até no controle de gastos.

7. LIBERDADE PARA USAR O CRÉDITO
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado contemplado tem liberdade para usar o valor do crédito da forma como ele desejar. Para tanto, o uso do montante deve apenas respeitar a categoria do bem consorciado. Dito de outra maneira, o consórcio de imóveis prevê o direcionamento da carta de crédito exclusivamente para empreendimentos imobiliários.

Na prática, esse aspecto confere versatilidade ao uso do dinheiro inerente ao consórcio. Você pode, por exemplo, obter imóveis residenciais ou comerciais, novos ou usados. Também é possível adquirir terrenos ou usar a quantia disponível para uma reforma. Para quem já possui imóveis financiados, é permitido o uso da carta de crédito para quitar a dívida.

O consórcio imobiliário concede ao consorciado a oportunidade de se decidir com muito mais calma e tranquilidade.

8. É UM BOM TIPO DE INVESTIMENTO

Muitas pessoas têm dúvida quanto ao fato de o consórcio de imóveis ser um ótimo investimento ou não. Tenha em mente que essa modalidade proporciona a chance de você realizar uma aquisição de forma planejada, econômica e segura.

Consequentemente, o retorno inicial é alto e propenso a se tornar ainda maior, desde que haja alguma valorização do imóvel ou da área onde ele estiver localizado. Com um bom planejamento financeiro, você paga pouco por um investimento que proporciona uma ótima rentabilidade.

9. MANUTENÇÃO DO PODER DE COMPRA
Para manter o equilíbrio do sistema e garantir as mesmas condições aos consorciados para a aquisição do bem, o consórcio prevê um reajuste periódico do valor da carta de crédito. Dessa forma, o poder de compra do consorciado é garantido, independentemente do momento de sua contemplação.

10. FISCALIZAÇÃO DO BANCO CENTRAL

O Banco Central é o órgão fiscalizador das administradoras de consórcio. Ele tem a autoridade competente para normatizar e fiscalizar as Administradoras de Consórcios, a fim de resguardar os interesses do grupo de consorciados.

Os contratos entre os consorciados e as Administradoras são regidos pela Lei nº 11.795/08. Isso garante a segurança necessária para fechar um negócio envolvendo o valor do imóvel — mas, atenção! Sempre verifique se a empresa é credenciada ao Banco Central antes de aderir ao consórcio.

Fazer um consórcio imobiliário é assumir um compromisso de poupar para adquirir a casa própria, sendo uma alternativa para quem não tem disciplina para economizar e uma ferramenta para fomentar o hábito de investir. E, como a carta de crédito equivale ao pagamento à vista, há mais poder de negociação que poderá render bons descontos.

Você já conhecia esses benefícios do consórcio imobiliário?

Foi contemplado e quer realizar o sonho da casa própria? Conta com a gente!

Fonte: Racon

________
LEIA TAMBÉM:

COMO CALCULAR O VALOR DO METRO QUADRADO DE UM IMÓVEL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

PRONTO OU NA PLANTA: QUAIS AS VANTAGENS DE CADA IMÓVEL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3