HOME OFFICE: 4 DICAS PARA ESCOLHER (BEM!) A ILUMINAÇÃO

Publicado em 10/03/2022 por Coralli

Você trabalha em home office ou pretende adotar esse estilo de vida (e para a vida)?

Saiba que organização e ergonomia são alguns dos quesitos importantes para garantir produtividade e conforto. No entanto, tão importante quanto estes fatores é a iluminação. Ter luminosidade inadequada no escritório ou em um cantinho de estudos não é somente prejudicial na hora de executar as tarefas, mas pode causar efeitos negativos até mesmo para a saúde.

Para escolher a iluminação do home office, é necessário levar em consideração algumas características do espaço, como a entrada de luz natural e a usabilidade do cômodo. Este processo, apesar de um pouco trabalhoso, pode tornar a rotina de trabalho mais agradável, produtiva e até menos exaustiva.

Confira a seguir quatro dicas para escolher a iluminação do seu home office!

1. LÂMPADAS DE LED

De acordo com a lighting designer Ana Paula Cunha, as lâmpadas de LED são as mais aconselhadas para escritórios e cantinhos de estudos. Isso porque estas luzes garantem boa iluminação sem aquecer o ambiente. Segundo ela, além das lâmpadas tradicionais, o LED também pode ser utilizado em spots espalhados pelo teto ou em fitas para iluminar os armários ou a parte de baixo das prateleiras.

Já em relação à temperatura da cor para estas lâmpadas, a designer recomenda luzes por volta de 4.000 K. "Esta temperatura ajuda na concentração, mas sem tornar o ambiente muito frio", explica ela.

2. ILUMINAÇÃO FOCADA NA MESA DE TRABALHO
Se você possui um ambiente destinado exclusivamente para o home office, é importante direcionar a iluminação do cômodo para a mesa de trabalho, que é o local mais importante do espaço. Para isso, apostar em luminárias pendentes ou em um sistema de LED sobre a mesa de trabalho são boas pedidas. "A dica é posicionar a luz em cima da mesa e não atrás, pois isso pode gerar sombra", explica Ana Paula.

Além da luz direcionada para a mesa de trabalho, a designer recomenda ter uma iluminação geral do cômodo que seja neutra, com um ou dois pontos de luz distribuídos pelo teto, conforme o tamanho do ambiente.

3. APROVEITAR A LUZ NATURAL
Aproveitar a iluminação natural costuma ser sempre uma boa dica. Além de ser a luz para qual nossos olhos estão adaptados, ela pode ser ainda mais interessante para escritórios e cantinhos de estudo que aproveitam uma área de outro cômodo, como do quarto ou da sala de estar, por exemplo. Afinal, estes cômodos já possuem um projeto luminotécnico específico.

Assim, de acordo com a designer, é interessante pensar em uma área de home office perto de janelas amplas ou de varandas para conseguir aproveitar ao máximo a luz solar. "Mesmo assim, a luz solar tem suas limitações, pois é uma força da natureza. Ela pode fazer sombra em locais indesejados e pode ficar fraca durante vários dias do ano. Por isso, você pode criar um projeto de iluminação artificial complementar", explica a designer.

4. APOSTAR NAS LUMINÁRIAS

De acordo com Ana Paula, uma das dicas para criar um projeto complementar de iluminação, especialmente em locais que possuem pouca luz natural, é apostar em luminárias. Estes itens são versáteis, visto que podem ganhar espaço no teto, na mesa ou até no chão, e podem direcionar o foco da luz para locais específicos, como a mesa de trabalho, por exemplo.

Como é o seu cantinho de home office? A iluminação está adequada?

Fonte: Casa Vogue
________
LEIA TAMBÉM:

VALE A PENA COMPRAR UM IMÓVEL MOBILIADO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


6 DETALHES IMPERDÍVEIS PRA VOCÊ OBSERVAR NA HORA DE VISITAR UM IMÓVEL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.




Integrado ao sistema v3