NÃO COMETA ESSES 7 ERROS COM O SEU MICRO-ONDAS

Publicado em 16/09/2021 por Coralli

Uma cozinha sem um micro-ondas não é uma cozinha prática. Concorda?

Mas você sabia que, com o tempo, alguns erros clássicos podem afetar o aparelho?

Para garantir a “vida útil” do seu micro-ondas, confira 7 dicas preciosas.

1. MANUAL
Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de ler com atenção o manual e seguir à risca cada uma das recomendações dadas pelos fabricantes. "A questão de elétrica, distanciamento ideal da marcenaria e cuidados de maneira geral estão detalhados no manual. Com atitudes erradas, a vida útil do micro-ondas é muito menor", diz a arquiteta Bianca Atalla, do escritório Oliva Arquitetura.  

2. PERIGO
A chef de cozinha Izabel Alvares alerta para o perigo de ligar o aparelho sem nada dentro, porque há o risco de queimar. "Tem gente que usa o micro-ondas como cronômetro, o que é um grande erro, porque ele não pode girar sem nada dentro", afirma.

3. UTENSÍLIOS DE METAL
Izabel recomenda nunca colocar utensílios de metal e sempre conferir se tigelas e potes utilizados podem ir ao micro-ondas – geralmente, essa informação vem na parte debaixo do produto ou no manual.

4. SEGURANÇA
Ainda no que se refere às dicas de uso, as peças de inox ou que contenham metal ou alumínio devem ser evitadas dentro do micro-ondas, justamente para se prolongar a vida do eletrodoméstico. "Também por questões de segurança, já que esses materiais podem trazer alguns tipos de reações e descargas de energia elétrica", avisa a arquiteta Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura.

5. PLÁSTICO
Ao utilizar recipientes de plástico também é necessário observar se o seu uso em micro-ondas é permitido. "Alguns tipos de plásticos são proibidos por conta de substâncias que são liberadas quando estão em contato com o calor do aparelho e podem acabar sendo transferidas para a comida", explica Bianca.

6. ÁGUA
Fernanda lembra uma atitude que muitas pessoas podem não levar a sério, mas que entra no hall dos erros clássicos: esquentar água no micro-ondas. "Enquanto você abre a porta do microondas, a água passa do estado líquido para o gasoso muito rapidamente e há risco de acidentes. Por isso, é sempre bom evitar essa prática", avalia.

7. LIMPEZA
Se na hora da limpeza, você pensa em usar abrasivos, como palha de aço ou a parte mais rígida da esponja, saiba que não é recomendado. "Na parte interna do aparelho há uma produção de micro-ondas que se reflete nas paredes e nos alimentos para realizar sua função de esquentar, cozinhar etc. Se você riscar ou tornar fosca essa parede interna, não vai haver reflexão", explica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Como estão os cuidados com o seu micro-ondas?

Fonte: Casa e Jardim

________
LEIA TAMBÉM:

6 ERROS DE ORGANIZAÇÃO QUE VOCÊ DEVE EVITAR. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

A BORRA DO CAFÉ FAZ BEM PARA AS PLANTAS: MITO OU VERDADE? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3