PLANEJAMENTO FINANCEIRO: O QUE SÃO DESPESAS FIXAS?

Publicado em 20/01/2022 por Coralli

Para realizar um sonho é preciso trabalhar. E economizar!

Despesas fixas e variáveis são todos os gastos que você têm ao longo do mês. No entanto, no caso do primeiro grupo, o compromisso em manter o pagamento em dia é ainda maior, tendo em vista que mensalidades são cobradas.

É por isso que um controle sobre as suas principais despesas fixas ajuda muito a melhorar o orçamento familiar e a garantir uma ótima organização financeira – só que, para isso, é preciso identificar quais são os gastos fixos e variáveis.

Vamos lá?

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DESPESAS FIXAS?
As despesas fixas são aquelas que você têm o compromisso de pagar todo mês, sem alterações nos valores. Já as variáveis partem justamente da ideia oposta: mensalmente, a cobrança vai de acordo com o consumo, sem haver um valor previamente estabelecido.

Exemplos de despesas fixas:
•    aluguel
•    financiamento
•    condomínio
•    mensalidade de clubes ou academias
•    plataformas de streaming, planos de internet e TV
•    seguros
•    mensalidade escolar
•    plano de saúde.


COMO ORGANIZÁ-LAS POR TIPO?
Nem todas as despesas precisam ser domésticas, percebeu? Dessa forma, é possível organizá-las de diferentes maneiras.

A organização mais interessante é pelo tipo da despesa fixa. Assim, você é capaz de identificar o quanto gasta em cada área de sua vida.

Por exemplo:

•    moradia — condomínio, aluguel, financiamento, IPTU parcelado.
•    transporte — parcelamento do veículo, IPVA parcelado, seguro.
•    saúde — academia, plano odontológico, plano de saúde.
•    lazer — clubes, serviços de streaming, TV, internet.
•    educação — cursos, mensalidade escolar.

COMO REDUZIR AS DESPESAS FIXAS?
É sempre possível encontrar formas de economizar mensalmente e aproveitar melhor o seu dinheiro. Geralmente, se fala sobre a redução das despesas variáveis, como o consumo de água e energia elétrica, os gastos no cartão de crédito ou compras no mercado.

No entanto, é possível ter ótimas economias também ao observar os custos fixos e fazer reduções ou cortes.

Analise o seu consumo
O primeiro passo é analisar o que você, de fato, consome e aproveita mensalmente. Já percebeu que alguns serviços são pagos todo mês, mas você até se esquece de utilizá-los? Em determinados casos, é justamente essa falta de atenção que gera gastos maiores do que os desejados.

Suponha que você pague mensalmente a academia, mas falta em diversas semanas, seja por falta de tempo, seja por indisposição. Percebe que esse é um dinheiro que está sendo desperdiçado?
A ideia é fazer esse tipo de avaliação sobre todas as suas despesas fixas para identificar quais são os serviços que você não está aproveitando como gostaria ou que já não fazem mais parte de sua rotina.

Reveja os planos de TV e internet
Esse mesmo conceito vale quando o assunto são os planos de internet e televisão. TV por assinatura é um serviço muito útil quando é bem utilizado. No entanto, você tem consumido o que gasta?

Essa é outra pergunta muito válida atualmente, tendo em vista que as pessoas estão dando preferência às plataformas de streaming, que já são outros gastos fixos. Isso faz com que a TV seja deixada cada vez mais de lado, tornando-se uma despesa desnecessária.

Já quanto à internet, você precisa de todo o plano contratado? Conferir o seu consumo mensal de internet também é fundamental para identificar ajustes que podem ser feitos na sua contratação, a fim de não gastar mais do que necessita.

Solicite a redução da taxa de juros de possíveis financiamentos
Você sabia que é possível negociar a taxa de juros de financiamentos? Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas, principalmente ao manter os pagamentos dentro do prazo. Por esse motivo, vale a pena entrar em contato com a instituição financeira para verificar as suas possibilidades.

Além disso, é possível realizar a portabilidade bancária, transferindo as dívidas para outra instituição, com melhores taxas de juros.

Troque o plano de saúde
O plano de saúde é outra despesa fixa que tem potencial para ser reduzida. Atualmente, existem várias empresas que oferecem esses serviços, e analisar as diferentes propostas pode ajudar a identificar os planos que oferecem mais vantagens para você e para a sua família.

O importante é analisar para poupar. Percebeu?

Fonte: Racon
________
LEIA TAMBÉM:

VOCÊ QUER COMPRAR UM IMÓVEL, MAS NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

QUAIS SÃO OS CUSTOS ADICIONAIS NA HORA DE COMPRAR O SEU IMÓVEL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.




Integrado ao sistema v3