4 SEGREDOS PARA VOCÊ PLANEJAR A LAVANDERIA PERFEITA

Publicado em 09/06/2022 por Coralli

A lavanderia é um ambiente bastante funcional: justamente por isso ela precisa ser o mais simples possível, permitindo que as tarefas domésticas sejam facilitadas.

Essa é uma questão que já precisa ser refletida no momento da concepção do projeto de arquitetura, design e decoração, pois cada detalhe pode impactar, mais tarde, no dia a dia dos moradores.

Mas, afinal, quais detalhes precisam ser levados em consideração?

1. DISTRIBUIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Antes de pensar em comprar móveis para a lavanderia – sim, porque você vai precisar de nichos e prateleiras –, é preciso definir quais aparelhos serão instalados.

Por exemplo: há uma diferença enorme entre as medidas de modelos diferentes de um mesmo eletrodoméstico. As máquinas de lavar comuns abrem a tampa para cima e têm cerca de 70 cm de profundidade. Em comparação, uma lava e seca abre sua tampa pela frente e tem cerca de 80 cm de profundidade. Contudo, esse segundo aparelho tem menos altura e dispensa o acompanhamento de uma enxuta.

•    A máquina de lavar e o tanque podem ser instalados lado a lado na lavanderia – respeitando uma distância aproximada de 5 cm – sendo o tampo do tanque a 85 ou 90 cm do chão.

•    Quanto à torneira: ela deve ficar centralizada na direção do ralo da pia, a altura de 1,10 m do piso. Já as saídas de registros, assim como aquecedores e enxutas, ao nível máximo de 2,10 m – com exceção do registro da máquina, à 75 cm.

2. MARCAÇÃO DOS SETORES
É provável que haja uma mudança na profundidade de armários e balcões, acompanhando os equipamentos instalados. Mas o detalhe de acabamento mais importante para o projeto deste ambiente será, sem dúvidas, o trabalho de corte de bancadas – geralmente feito em pedra tipo granito. Os projetistas sabem que é fundamental marcar a chamada ‘área molhada’, um rebaixo ao redor da borda do tanque com cerca de 4 a 5 cm.

Observação: a altura das portas dos armários da lavanderia também pode ser um indicativo de marcação de setor, pois informa quais objetos podem ser guardados no local.

Podemos destacar, como exemplo, o nicho para vassouras, que precisa ter em torno de 1,80 m. Ainda veremos nesse ambiente os nichos de despensa de produtos de limpeza, nichos para panos de limpeza e nichos para aparelhos, como o aspirador.

3. OTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO VERTICAL

Logo que começamos a desenhar um projeto de lavanderia, percebemos que a maior parte dos elementos funcionais – entre equipamentos e armários – ficarão perto do chão.

Por conta da limitação de espaço – consequência da proporção hierárquica do próprio plano de arquitetura residencial -, com poucos elementos já completamos a área. Justamente por conta da necessidade de encontrar mais espaço, devemos olhar para cima.

É fundamental encontrar formas de aproveitar a verticalidade. Para isso, deve-se usar e abusar de armários aéreos, nichos abertos, cabideiros e prateleiras.

E não podemos deixar de citar os nichos vazados que são pensados para “disfarçar” a presença da instalação de aparelhos de aquecedor de água – com porta com ripas distantes a mais ou menos 3 cm.

4. ESCOLHA DOS ACABAMENTOS
Este ponto final do projeto é o que podemos chamar de “a cereja do bolo”. É isso que garante a durabilidade da decoração. Qualquer decisão errada nessa etapa pode levar a decepções e muitas dores de cabeça no futuro.

Vamos começar pelo principal: o piso. Suas peças de revestimento não podem ter muita textura, que possa “segurar” sujeira; mas ter resistência ao escorregamento – preferencialmente com pouco brilho.

Eis a lista de recomendação que os designers e arquitetos dão na hora de escolher acabamentos para ambientes de lavanderia:

•    optar por revestimentos resistentes, com baixa absorção de água e pisos antiderrapantes;
•    escolher acabamentos para superfícies de fácil limpeza e manutenção;
•    tentar combinar peças – piso e paredes – para enfatizar o estilo de decoração proposto, harmonizando com os eletrodomésticos – uma paleta de cores mais clara é a melhor opção.
•    a escolha dos revestimentos certos garante a durabilidade da decoração.

Esses são os 4 principais pontos para uma lavanderia incrível, bonita e funcional!

Fonte: Blog Lopes
________
LEIA TAMBÉM:

QUAL É A MELHOR FORMA DE LIMPAR OS TAPETES? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

APARTAMENTOS PEQUENOS: 10 SOLUÇÕES PRÁTICAS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3