SUA SALA É PEQUENA? SAIBA COMO ESCOLHER O SOFÁ

Publicado em 04/11/2021 por Coralli

Ambientes pequenos são verdadeiros desafios na hora de decorar – mas se você contar com as informações corretas, o desafio se transforma numa deliciosa tarefa.

O sofá precisa ser confortável e no tamanho certo para acomodar os moradores sem atrapalhar a circulação. Parece difícil? As arquitetas Cristiane Leite, do escritório LL Arquitetura e Interiores, e Débora Terra e Jessica Lucas, do Studio 92 Arquitetura, dão dicas para deixar essa tarefa mais fácil.

Confira!

PROFUNDIDADE
O ideal é o sofá ter 95 cm. Já na largura, para acomodar duas pessoas, a medida clássica é de 1,10 m ou 1,20 m. Quando o número sobe para três pessoas, é recomendável optar por sofás de 1,60 m a 1,80 m.

DISTÂNCIA DA TV
Procure um que seja possível deixar 3 m do encosto do sofá até a televisão ou o máximo possível. O móvel que abrigará o aparelho deve ter, pelo menos, 60 cm de profundidade para acomodar os demais equipamentos.

MESA DE CENTRO

Se pretende ter uma mesa de centro em frente ao sofá, deixe cerca de 40 cm a 60 cm de circulação entre os móveis.

MODELO RETRÁTIL
O modelo retrátil traz conforto, sem ocupar muito espaço, mas suas medidas podem ser ampliadas quando aberto. Evite os modelos com chaise fixa, que requerem mais centímetros para uma boa circulação.

ESCRITÓRIO
No escritório, o sofá serve para descanso e para dormir quando os moradores recebem hóspedes, portanto é mais estruturado e confortável.

FREQUÊNCIA
Ao escolher um sofá é importante levar em consideração o tamanho do espaço, seja estar, sala de TV, quarto ou home office. Analise também se vai ser usado com muita ou pouca frequência, se é para deitar-se, para ver TV, para sentar e conversar ou receber hóspedes para dormir - assim fica mais fácil optar pela densidade e tecidos mais apropriados.

DESING
Outra dica importante é optar por uma peça bem estruturada, porém com design minimalista, medidas menores nos braços e encosto mais baixo, assim o seu volume parecerá menor e o visual do ambiente, mais leve.

COM PÉS
Para pequenos espaços, opte pelo móvel com pés em detrimento dos modelos com blocos rentes ao chão. Sofás elevados dão mais leveza ao ambiente.

TECIDO
Lembre-se: tons neutros no tecido que revestem o sofá ajudam a ampliar o móvel.

Essa matéria foi útil para você? Ficamos felizes em contribuir com a decoração (e o conforto!) do seu lar. Bom descanso... no seu sofá!

Fonte: Casa e Jardim

________
LEIA TAMBÉM:

MUDANÇA: 3 DICAS PARA EVITAR A DOR DE CABEÇA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

10 DICAS PARA UM LAR MAIS ACONCHEGANTE. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3