SUSTENTABILIDADE: 10 DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA COM AS CRIANÇAS

Publicado em 11/11/2021 por Coralli

Cuidar do planeta é uma ação que deve ser estimulada desde a infância. Concorda?

“Desde a primeira infância, toda ação da família é filmada, fotografada e copiada pela criança. Por isso, seria muito bacana termos modelos para estes bebês. Crianças que crescem em ambientes com exemplos e educação sobre sustentabilidade, certamente, colocarão este vetor como valores e levarão a temática para toda a sua vida”, afirma Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS), ganhador do Jabuti com o livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis e TEDx Countdown Speaker.

DICAS DE ATIVIDADES SUSTENTÁVEIS EM CASA

A professora e alfabetizadora Lorena Carvalho reforça que é primordial adaptar a linguagem ao conversar com os pequenos. “Eu sempre falo para os meus alunos: ‘Na casa de vocês pode jogar lixo no chão? Não. Com o planeta não é diferente!’ Aqui, é a nossa casa e, a partir do momento que nos sentimos parte disso, pequenas atitudes diárias passam a fazer a diferença”, diz a educadora.

Confira 10 dicas!

1. TROCA DE BRINQUEDOS

Esse tópico é importante para iniciar uma conversa sobre o consumismo. A criança pode separar brinquedos em bom estado e trocar com outros amigos da sala.

2. SEPARAR ITENS PARA DOAÇÃO
Nesta pandemia, acabamos ficando bastante tempo em casa e descobrimos um monte de objetos que temos e que não precisamos mais. No caso dos pequenos, muitos brinquedos e roupas têm se acumulado e podem ser entregues a pessoas que precisam de algum auxílio.

3. ECOBAG DE TECIDO
Na hora de ir ao mercado, em vez de usar várias sacolas de plástico que poluem, é possível confeccionar umA sacola ecológica com tecido ou uma camiseta antiga. Esse pode ser um momento de diversão e arte, além de uma brincadeira que trabalha a criatividade da família.

4. SEPARAÇÃO DO LIXO EM CASA
É uma excelente maneira de explicar para as crianças a importância de reciclar. Inicialmente, separe o lixo orgânico dos resíduos recicláveis, mostre o quanto de lixo a sua família produz e questione como vocês podem diminuir ou reutilizar.

5. FEIRA
Ao acompanhar os familiares, os pequenos aprendem mais sobre as frutas, legumes e verduras, em vez do contato apenas com produtos industrializados. Quando estiver na feira, dê preferência a alimentos que não sejam embalados em plástico.

6. HORTA CASEIRA
Certamente, você já comeu uma comida gostosa com um tempero especial. Para ter uma hortinha caseira, é só adquirir a muda do tempero que sua família mais gosta e plantá-la em casa.

7. POVOS INDÍGENAS

Os indígenas possuem uma vida mais sustentável e ecológica, que respeita os recursos que a natureza proporciona diariamente. Faça uma pesquisa de hábitos de diferentes povos indígenas e mostre como podemos aprender com a sabedoria desses povos.

8. DESAFIOS
Proponha um dia para desligar a televisão e os aparelhos eletrônicos por uma hora. Durante esse período, os familiares podem contar uma história, cantar músicas ou realizar uma brincadeira! Outra sugestão é desafiar a criança a tomar banho em até 5 minutos, o que vai contribuir para a economia de água e energia.

9. PILHAS USADAS
Faça caixas coloridas ou reutilize garrafas PET para guardar pilhas usadas (bem fechadas, já que pode sair um líquido delas) e busque um local para a destinação correta. Em pontos de coleta voluntária ou alguns supermercados, geralmente, há locais com essa finalidade.

10. BINGO DA SUSTENTABILIDADE
Mais do que falar o que deve ser feito, instigue as crianças. Pergunte quais atitudes elas acham que podem ser adotadas para uma vida sustentável. Escreva uma lista com duas ou três atitudes e, ao longo do tempo, acrescente outras atitudes (não adianta fazer uma lista quilométrica de ações que não serão feitas!).

Depois, coloque essa folha na geladeira e faça um “check” todos os dias quando vocês concretizarem alguma ação. Com essa atividade, a sensação de dever cumprido no final do dia vai ser muito satisfatória!

Quais ações você colocará em prática ainda essa semana com as crianças?

Fonte: Casa Vogue

________
LEIA TAMBÉM:

A BORRA DO CAFÉ FAZ BEM PARA AS PLANTAS: MITO OU VERDADE? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

MADEIRA ENGENHEIRADA: VANTAGENS E APLICAÇÕES. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3