VOCÊ ESTÁ EM BUSCA DE UM QUARTO RELAXANTE? SIGA ESSAS DICAS!

Publicado em 02/12/2021 por Coralli

Mais do que dormir. Bem mais!

O seu quarto deve ser um recanto de bem-estar e de relaxamento.

Se você quer ter essa sensação, confira as dicas do arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, do Scarpato Arquitetura. Do jogo de cama, passando pela iluminação às cortinas, ele lista atitudes simples, mas preciosas para colocar em prática já.

LAYOUT
O projeto do quarto começa na definição do layout, pensando em uma ambientação elegante, mas, principalmente, na funcionalidade e na facilidade de mantê-lo aconchegante e organizado.

POSIÇÃO DA CAMA
É importante posicionar a cama de modo que fique mais distante da circulação constante ou da abertura das portas, pensando também nos visuais que terá – janelas, sacadas, TV, armário ou espelhos. Se possível, a cabeceira não deve ficar posicionada em paredes hidráulicas e com muitos elementos sobre a cabeça, como prateleiras e objetos (pode gerar uma insegurança de queda).

ROUPA DE CAMA
Invista em jogos de cama de materiais naturais, como os de 100% algodão. Na hora de comprar, lembre-se que quanto maior o número de fios, mais macio e confortável será o toque. Pense na harmonia entre a roupa de cama e a decoração do quarto, seguindo o mesmo estilo e paleta de cores. Cobre-leito, duvet, manta e almofadas são itens bem-vindos para compor uma cama linda e aconchegante.



CORES
Tons neutros ajudam a manter a mente calma, com menos estímulos. Se você é da turma das cores vibrantes, opte por pintar uma parede apenas, como a da cabeceira, assim não vai precisar visualizá-la o tempo todo. Outra opção é inserir tons fortes em algum detalhe, como almofadas, quadros ou tapetes.

PLANTAS
Além de decorar o quarto, as plantas trazem bem-estar e purificam o ar. Segundo um estudo conduzido pela NASA em busca de maneiras para limpar o ar das estações espaciais, as plantas podem ajudar nessa tarefa, inclusive durante o sono. Entre as indicadas pela estação espacial, estão lírio-da-paz, espada-de-são-jorge, hera, crisântemo e aloe vera.

ILUMINAÇÃO
Seja a luz natural durante o dia – com a energia e a limpeza dos raios solares –, seja a iluminação indireta à noite, pensando em direcionar o corpo e a mente para o relaxamento e descanso.

Vale ressaltar que nesse cômodo a preferência deve ser por lâmpadas de tons mais quentes, como o amalerado, que dão mais conforto. Também é indicado ter iluminação indireta em alguns pontos, como cabeceira e perto dos armários.

CORTINAS
Avalie se há necessidade de esquadrias ou de cortinas com blackout para bloquear a luz do dia quando a intenção é dormir além do nascer do sol. Mesmo com blackout, nada impede de incluir uma cortina ou xale mais leve e transparente para filtrar a luz natural em alguns momentos do dia e criar um clima relaxante.

Fonte: Casa e Jardim

________
LEIA TAMBÉM:

HOME OFFICE: 9 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

6 ERROS DE ORGANIZAÇÃO QUE VOCÊ DEVE EVITAR. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3