10 DICAS PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL

Publicado em 09/03/2020 por Coralli

Há várias formas de tornar a sua casa um lugar sustentável e que, de quebra, ainda vão ajudar você a economizar. {sabia?}

Que tal colocar em prática algumas formas simples de um lar sustentável?


Confira!


1. REDUZA O CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA

Para começar, o básico: tenha como meta reduzir suas contas de água e luz. Acompanhar os gastos mês a mês é um bom parâmetro. Por exemplo:

- apague as luzes ao sair de cada ambiente 

- aproveite a iluminação natural, deixando janelas abertas e usando cortinas claras; - feche a torneira enquanto escova os dentes

- mantenha o chuveiro fechado enquanto passa xampu, sabonete e condicionador

- deixe para lavar roupas quando tiver o suficiente para encher a máquina, evitando várias lavagens

- reutilize a água da máquina de lavar para limpar pisos


2. DIMINUA O CONSUMO DE DESCARTÁVEIS

O mundo está cheio de produtos descartáveis: pratos, copos, sacolas de supermercado, talheres, embalagens de isopor e garrafas pets. Mas, atenção! Esses produtos podem levar até 200 anos para desaparecer na natureza.

Pensando nisso, que tal procurar alternativas viáveis, como as embalagens biodegradáveis? Também prefira itens que utilizem embrulhos de papel e deixe de lado as sacolas do supermercado. Usar uma bolsa reutilizável ou um carrinho de compras são excelentes formas de minimizar o consumo de plástico.


3. REAPROVEITE EMBALAGENS

Se realmente for necessário comprar produtos em embalagens difíceis de descartar, que tal reutilizá-las? Os potes com papinha de bebê são excelentes para guardar temperos. Já os vidros de café solúvel servem para guardar cereais e produtos de limpeza.


4. TENHA UMA PEQUENA HORTA

Use os potinhos de margarina ou sorvete para plantar uma hortinha em casa. Aproveite o cantinho da área de serviço onde há luz solar durante o dia ou uma parede da varanda. Além de temperar a comida, você evita consumir produtos com agrotóxico e ajuda a purificar o ar.


5. MANTENHA PLANTAS NOS AMBIENTES

Por falar em purificar o ar, as plantas são os grandes heróis dessa tarefa. Isso porque elas consomem gás carbônico durante a fotossíntese e liberam oxigênio. Portanto, tê-las por perto é sempre bom.


6. UTILIZE LÂMPADAS DE LED

A lâmpada de LED é a que tem menor consumo de energia. Enquanto ela gasta cerca de 7W de potência, a incandescente consome 60W, e a fluorescente, 15W. Em termos de preço, a de LED pode ser mais cara, mas vale a pena investir nela para ter uma casa sustentável. Além disso, a durabilidade do LED é grande e, com o tempo, você compensa o investimento.


7. APROVEITE A ENERGIA SOLAR

Sabe aquela dica de abrir as janelas para deixar a luz entrar? Então, ela é excelente para economizar energia e ainda favorece a renovação de ar nos ambientes internos. Portanto, abra tudo sempre que possível. E, se você quiser fazer mais, considere instalar painéis solares. Eles convertem a energia solar em luz elétrica e podem ser utilizados para aquecer a água do banho, por exemplo. Assim, você economiza com gás e energia.


8. USE SENSORES DE PRESENÇA

Essa é outra melhoria que requer algum investimento, mas que compensa muito. Alguém sempre esquece a luz do corredor acesa, não é mesmo? Quanto maior a família, mais isso acontece. Assim, avalie a possibilidade de instalar sensores de presença em lugares que não exigem iluminação constante.


9. SEPARE O LIXO RECICLÁVEL

Quer colaborar com o meio ambiente? Separe o lixo reciclável! Vidros, plásticos, papéis não metalizados e outros itens podem ser reutilizados. Informe-se no seu bairro e passe a contribuir com o meio ambiente.


10. FAÇA COMPOSTAGEM

O lixo orgânico serve de adubo para sua hortinha, plantas e jardim. Você pode montar uma composteira doméstica e aproveitar borra de café, cascas de frutas e saquinhos de chá, por exemplo. Tudo isso vira um adubo muito rico que vai fortalecer suas plantinhas de forma saudável.


Viu só? Essas dicas ajudam (e muito!) na manutenção de uma casa sustentável.


Fonte: Racon


______ 

Leia também:

EM BUSCA DOS SONHOS: COMO ECONOMIZAR DINHEIRO? CLIQUE AQUI E CONFIRA.

JARAGUÁ DO SUL: A CIDADE MAIS SEGURA DO BRASIL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. 

Integrado ao sistema v3