DECORAÇÃO: 5 DICAS PARA FUGIR DOS DESLIZES

Publicado em 25/02/2020 por Coralli

Você deve colocar a sua personalidade em cada cantinho do seu lar. O que você gosta, deve fazer parte dos ambientes. Já aquilo que não combina com o seu estilo de vida, deixe de fora. Ok?

Mas, jamais se esqueça de pensar na funcionalidade dos ambientes e não caia em armadilhas do tipo: “comprei porque estava na promoção”, “achei que ia combinar”, “na loja não pude imaginar como o móvel era grande”, “paguei caro por um sofá retrátil que não abre por causa da mesa de centro”… e por aí vai.

Por isso, atenção à essas dicas!


EXCESSO DE ENFEITES 

Para imprimir sua personalidade sem poluir o ambiente, eleja um ou dois objetos de destaque para cada móvel e descarte os demais, livrando-se daquilo que já nem é percebido. Para os colecionadores, a dica é manter pisos e paredes em tons neutros, deixando que o estilo sobressaia pelos elementos decorativos e móveis menores, como aparadores e mesas laterais. Organizar as coleções sobre bandejas ou em prateleiras na parede desobstrui os campos de visão, imprimindo a sensação de ordem.


FALTA DE ASSENTOS 

A conta aqui é: quantas pessoas podem ser acomodadas confortavelmente em casa? Se a mesa de jantar tem quatro cadeiras, o ambiente de estar deve acomodar quatro pessoas, e assim por diante. Essa regra de proporção deve ser considerada sempre! De que adianta ter uma sala de estar superdimensionada e uma mesa de jantar que atenda a poucos convidados? A falta de espaço não pode justificar a falta de assentos. Soluções, como banquinhos empilháveis, pufes debaixo de aparadores e mesa de jantar extensível, permitirão que você tenha à mão opções para atender seus convidados sem comprometimento estético, inclusive.


ALTURAS EQUIVOCADAS 

Tudo o que vai para a parede precisa ser previamente planejado. Quadros colocados aleatoriamente podem tomar muito espaço e dar a sensação de que a parede encolheu. Quanto às luminárias e aos pendentes: eles devem compor o ambiente sem interferir nos campos de visão. Normalmente, a altura ideal é indicada pelo fabricante, então sempre avalie com cautela a colocação de quadros nas paredes que farão fundo aos pendentes.


PROPORÇÃO DOS MÓVEIS 

Mobiliário volumoso requer ambiente amplo. Não se deixe levar pelo preço de uma promoção ou pela falsa sensação de conforto de um determinado estofado se a passagem for obstruída. Estude se o móvel vai atrapalhar a circulação das pessoas quando estiver no local planejado. O mercado oferece uma infinidade de opções sob medida que poderão se encaixar perfeitamente na área disponível que você possui, garantindo uma boa circulação e otimizando os espaços. Avalie conforto X investimento.


MISTURA DE REVESTIMENTOS 

O espaço parecerá menor à medida que houver maior quantidade de interferência visual, como estampas e cores no chão e na parede. Por isso, investir em cores claras e revestimentos neutros vai garantir a sensação de amplitude, permitindo que a ousadia venha por meio das almofadas, cores dos objetos e cortinas. Eleja uma paleta de cores e, a partir dela, inicie a composição das estampas.


Resumindo: são detalhes simples que, quando observados, trarão ainda mais harmonia e conforto para o seu lar. Faz sentido pra você?


Fonte: Casa Vogue


______ 

Leia também:

DICAS: AMBIENTES ILUMINADOS COM PAREDES ESCURAS. CLIQUE AQUI E CONFIRA. 

CASA OU APARTAMENTO: CLIQUE AQUI E SAIBA COMO DECIDIR.

Integrado ao sistema v3