APARTAMENTOS PEQUENOS: 10 SOLUÇÕES PRÁTICAS

Publicado em 08/06/2020 por Coralli

Seu apartamento é pequeno, mas você quer deixá-lo mais aconchegante?

Pois bem!


Arquitetura e decoração, juntas, criam soluções muito práticas. Quer ver?


1. DÊ PREFERÊNCIA PARA AS PAREDES CLARAS

Os tons escuros acabam absorvendo a luz, o que faz com que o ambiente pareça menor do que realmente é. Procure usar cores claras e suaves, que fazem o ambiente parecer mais aberto e arejado. Se fizer questão dos tons escuros, escolha apenas algumas paredes para usar.


2. ESCOLHA UMA MOBÍLIA PROPORCIONAL

Salas pequenas nem sempre dispensam sofás com vários lugares. Contudo, uma peça muito grande pode dar a impressão de que o espaço está abarrotado e fazer com que os outros móveis pareçam menores ainda. É uma questão de proporção e profundidade. Para que a leitura visual do cômodo seja uniforme, você precisa de equilíbrio entre os móveis.


3. ATENTE-SE AO DESIGN DO MÓVEL

Em ambientes pequenos, móveis retos e suspensos possibilitam melhores encaixes e facilitam a circulação. Em busca de leveza visual, prefira as peças que misturam poucos materiais. Também escolha elementos que possam mudar de lugar, como um banquinho utilizado na cozinha que pode servir à sala.


4. PRIORIZE SEMPRE A FUNÇÃO

Como você não tem muito espaço, tudo o que está dentro da sua casa precisa fazer sentido. Não estamos dizendo para você se livrar de todos os acessórios, mas também não exagerar na quantidade de objetos e pecinhas sem uma função concreta.


5. USE CORTINAS DO CHÃO AO TETO

Quando a cortina não chega até o chão, a impressão que se cria é de um pé-direito baixo, por isso, a altura deve ser do chão ao teto. Além de melhorar o acabamento, essa solução amplia o pé-direito. O resultado fica ainda melhor ao acrescentar 20 cm a cada lateral.


6. EVITE TAPETES MUITO PEQUENOS

O tapete serve para abraçar a decoração, dessa forma, ele precisa contemplar os móveis do cômodo, estendendo-se debaixo deles. Em uma sala, por exemplo, os pés do sofá podem ficar pelo menos metade dentro do tapete.


7. FAÇA O MELHOR USO POSSÍVEL DOS SEUS ARMÁRIOS

Se você é uma daquelas pessoas que possui bastante roupa, prepare-se para utilizar o espaço da melhor maneira. Uma opção interessante é instalar uma prateleira ou arara para garantir mais espaço. Há também a opção de colocar gavetas maiores ou uma pequena estante para os sapatos do lado de fora do armário.


8. OTIMIZE O USO DA SUA CAMA

Camas com locais de armazenamento são uma boa pedida. Não é necessário comprar uma cama dobrável, mas você pode optar por aquelas que vêm com gavetas ou baú embaixo do colchão. Caso haja espaço debaixo da cama, você pode comprar cestos para guardar itens que, geralmente, ficam perdidos pela casa.


9. PRIORIZE A ILUMINAÇÃO

Muitos cômodos possuem apenas um tipo de fonte de iluminação, bem no centro do ambiente, o que faz o espaço parecer menor. Pensando nisso, escolha dois ou três tipos de luminárias e distribua pelo espaço. A luz irá rebater nas paredes e clarear até os cantinhos mais escuros. Se você não tem espaço para tanto, aposte nos espelhos, que refletem a luz natural pelo ambiente.


10. PENSE VERTICALMENTE 

Paredes brancas podem ser abraçadas por um toque verde, que ainda ajudarão a limpar o ar e manter a casa mais acolhedora. Aposte em pendentes e suportes, ou então utilize as prateleiras mais altas de uma estante para acomodar objetos delicados, aproveitando que o local é de difícil alcance para animais ou crianças.


Gostou dessas dicas? 

A gente quer que o seu “lar, doce lar” seja sempre do jeito que você sonhou.


Fonte: Casa e Jardim


______ 

Leia também:

ATRAIA BOAS ENERGIAS PARA O SEU LAR. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

DICAS: AMBIENTES ILUMINADOS COM PAREDES ESCURAS. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

Integrado ao sistema v3