AS TOALHAS DE BANHO TÊM PRAZO DE VALIDADE?

Publicado em 24/11/2022 por Coralli

Antes de mais nada, a validade das toalhas de banho está relacionada à frequência de utilização. "Em circunstâncias de uso constante, estima-se que uma toalha de banho tenha uma vida útil de 1 a 3 anos, no máximo" afirma o especialista em higienização José Previero.

O especialista orienta ainda que, para durar esse tempo, é importante que a higienização seja feita pelo menos uma vez por semana. "Quando nos secamos, a toalha absorve algumas impurezas do nosso corpo, como células mortas da pele, fios de cabelos, entre outros resíduos. Isso faz com que haja um acúmulo de microrganismos com o passar do tempo, e, por mais que tenhamos a ideia de sairmos limpos do banho, a toalha precisa ser higienizada corretamente", explica.


CUIDADOS ESSENCIAIS

A lavagem e outros cuidados com a toalha, quando feitos da forma correta, são muito importantes para que a toalha dure por bastante tempo.

Veja a seguir algumas dicas de Previero.


1. Lavar ao comprar

Essa regra é primordial, viu? Muitas toalhas ficam expostas ao toque nas lojas, sem contar que algumas marcas usam uma goma para que as peças fiquem bem alinhadas nas prateleiras. Portanto, é fundamental lavá-las antes de usar.


2. Não lavar com excesso de sabão

Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de sabão não contribui para uma melhor higienização. Na verdade, ele é um dos grandes responsáveis para que o tecido fique duro. Isso porque o acúmulo de resíduo obstrui as fibras, tornando-as menos suaves e impedindo a melhor absorção de água. Além disso, os resíduos de detergente na toalha podem causar irritação na pele.


3. Secar sempre à sombra

O sol direto no tecido, assim como o calor, danifica as fibras e acabam por enrugar e ressecar a toalha. A incidência de raios solares contribui ainda para o desbotamento da cor e pode remover totalmente a umidade das fibras, deixando-as ásperas. Ou seja, secar as toalhas à sombra é a melhor opção.


4. Não passar

Apesar do tecido esticado e alinhado causar aquela satisfação, o ferro de passar muitas vezes queima as fibras e o calor prejudica a qualidade do produto. Quando se trata de toalhas com tecidos mais delicados, como as de algodão egípcio, o resultado é terrível. Por isso, é melhor evitar.


5. Lavar separadamente

Nunca misture toalhas com outros tecidos, como lençóis e roupas, na hora de lavar. As toalhas costumam soltar pequenos fiapos que grudam nos outros itens, assim como as impurezas presentes neles. Nesse sentido, também é recomendável separar os itens por cores para evitar manchas.


6. Higienizar com água fria

Assim como o sol e o ferro ressecam o tecido, a água quente também causa esse efeito. Portanto, sempre lave as toalhas com água fria. Outro fator importante é prestar atenção na recomendação da etiqueta do fabricante. Em seguida, escolha o ciclo certo na máquina, sem ser leve ou pesado demais.


Fonte: Terra

________

LEIA TAMBÉM:

CONTRA ACIDENTES: 5 CUIDADOS COM O BOXE DO BANHEIRO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

5 DICAS INFALÍVEIS PARA LIMPAR O TÊNIS BRANCO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3