CERTIFICAÇÃO WELL: PESSOAS, SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicado em 04/09/2020 por Coralli

A certificação WELL Building Certification é a primeira do mundo a focar exclusivamente na nossa saúde e bem-estar. O que isso significa? Projetar e construir ambientes que promovem saúde e bem-estar se tornou um dos pontos mais importantes para a construção civil. Ou seja: cada vez mais, esses requisitos são fatores de decisão no momento da compra.  


Oferecida pelo International Well Building Institute (IWBI), a certificação foi lançada em 2015, após sete anos de análise. Seu desenvolvimento levou em consideração evidências científicas de estudos promovidos por entidades médicas, científicas e da área de engenharia. 

Os estudos confirmam que um ambiente com características adequadas e saudáveis contribui plenamente para:

• O bem-estar.

• O conforto

• O aumento de produtividade.

• A satisfação.

• A felicidade.

A certificação WELL estabelece requisitos de desempenho em sete categorias relevantes para a saúde e o bem-estar: ar, água, alimento, luz, fitness, conforto e mente. Esses espaços vão ao encontro da melhora da alimentação, da condição física, do humor, dos padrões de sono e do desempenho dos usuários.

Apesar do objetivo da Proma não ser a certificação WELL, nos preocupamos em atender os requisitos mínimos da Norma de Desempenho para os desempenhos térmicos e lumínicos.


Para o Lumina Residence (localizado na Vila Nova, em Jaraguá do Sul - clique aqui e conheça), nós desenvolvemos um projeto de estudo de eficiência energética para definir o comportamento energético do empreendimento – reduzindo, assim, o consumo de energia.

Após uma simulação para analisar uma série de medidas, o estudo indicou e especificou – para o sistema de esquadrias ¬– um vidro de 10 mm de espessura de alta performance (KS 133 - Cebrace). Esse vidro possui um índice de transmissão por radiação de SHGC=0,30.

O projeto de estudo energético também definiu o tipo de tijolo a ser empregado nos fechamentos. E indicou a redução da densidade de potência instalada para o sistema de iluminação, que consiste na utilização de luminárias, reatores e lâmpadas eficientes. O objetivo é proporcionar o nível adequado de iluminação (LUX) para cada ambiente, garantindo eficiência energética para o sistema e oportunizando redução no consumo de energia.

Todos estes cuidados têm como finalidade promover a saúde e o bem-estar dos moradores, oferecendo o melhor desempenho possível das unidades habitacionais.

Mais do que isso: faz parte da nossa missão pensar no prolongamento da vida útil de cada empreendimento Proma.

Forte abraço,

Paulo Obenaus | Diretor do Grupo Proma

Acompanhe o nosso trabalho pelas redes sociais: @promaincorporacoes e @imobiliariacoralli.


Integrado ao sistema v3