COMO EVITAR 5 ERROS DE REFORMA QUE PODEM CUSTAR CARO?

Publicado em 25/11/2020 por Coralli

Mudou de casa ou apartamento e quer fazer aquela reforma para deixar o seu lar com a sua cara? Tudo bem! Mas, saiba que todo sonho tem o seu preço – e, tudo pode ficar ainda mais caro se algo não sair conforme o planejado.


Quem já passou por uma renovação na casa sabe que realmente o orçamento pode ir às alturas do dia para a noite. {não, é?!} Por isso, orientar o tempo e os custos é o primeiro passo no gerenciamento de expectativas, sem mencionar a conta bancária.


Anote algumas dicas!


1. PREPARE-SE PARA AS TAXAS 

A solicitação de licenças e permissões (instalações hidráulicas, elétricas, modificações na planta) é geralmente o primeiro passo em qualquer processo de renovação, mas as taxas costumam pegar os desavisados de surpresa. Então, antes de começar a quebradeira, verifique junto aos órgãos competentes o que será preciso e quanto custa.


2. FIQUE LONGE, SE PUDER 

Imagine lidar com a reforma diariamente em sua casa! Isso pode ser bem desorientador – não apenas pela sujeira e bagunça, mas também pelo exército de pessoas trabalhando ao seu redor. Em vez de usar o cheque especial à beira de um ataque de nervos de última hora, faça um orçamento em hotel ou Airbnb e coloque na conta de reforma (ou planeje morar com amigos ou familiares, pelo menos durante a quebradeira).


3. NÃO SE APAIXONE PELO NOVO 

Muito cuidado com aqueles materiais que sonhou a vida toda, mas que talvez não condizem com seu dia a dia de uso e manutenção. Os materiais naturais e de alta manutenção, como alguns tipos de pedra, mostram desgaste ao longo do tempo e parecem muito diferentes um ano depois. Pesquise bem os materiais para descobrir seus prós e contras, além do custo-benefício, antes do veredito final.


4. RESERVA PARA CONTINGÊNCIAS 

Reserve uma parte do orçamento, entre 10% a 15%, para imprevistos - no caso de uma inspeção inesperada ou de um vazamento encontrado atrás da parede do chuveiro, por exemplo.


5. ESCOLHA OS ACABAMENTOS NO INÍCIO 

Podem parecer pequenos detalhes, como as torneiras, os acessórios e os acabamentos (o grande número de opções e combinações é enlouquecedor), mas esses itens causam grande impacto, tanto no bolso quanto no visual. Por isso, não é uma boa ideia adiar até o final do projeto – quando você pode estar cansado e sujeito a ter de fazer concessões por conta do estouro de orçamento e da falta de paciência.


Siga essas dicas e boa reforma! Que o seu lar seja motivo de muitas alegrias e muitos sorrisos.


Fonte: Casa e Jardim


______ 

Leia também:

IGUAL A DO HOTEL: 6 PASSOS PARA UMA CAMA CONFORTÁVEL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. 

ETAPA POR ETAPA: CHECKLIST DA MUDANÇA RESIDENCIAL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3