CONSUMO CONSCIENTE: VOCÊ QUER DAR O PRIMEIRO PASSO?

Publicado em 02/09/2021 por Coralli

“Pense globalmente, aja localmente”. O mantra da sustentabilidade foi pensado na ECO-92, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992.

Foi durante o evento que a Agenda 21 foi estabelecida. O documento, assinado por quase 180 países, indicava esforços na busca por soluções para os problemas socioambientais mundiais. É ele quem aponta, pela primeira vez, os famosos 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.

"É surpreendente pensar na atualidade desses conceitos três décadas depois, especialmente porque ainda há muito a se fazer", afirma Viviane Mansi, diretora de comunicação e sustentabilidade da Toyota e presidente da Fundação Toyota do Brasil.

A profissional conta que logo que assumiu o cargo atual, fez um balanço sobre suas atitudes em prol do meio ambiente. "[Qual a] parte que me cabe deste latifúndio, como diria Chico Buarque. Será que eu estava fazendo o suficiente? A resposta é simples, apesar de toda a complexidade em que está envolvida, e deve ser parecida com a da maioria de vocês: não, eu não estava fazendo o bastante", resume.

Atualmente, Viviane está à frente de ações da Toyota do Brasil, como a Formtap. O projeto reaproveita todos os meses mais de 850 kg de equipamentos individuais de proteção e uniformes dos colaboradores que seriam descartados para a confecção do isolamento acústico dos veículos modelo Corola. Além do projeto ReTornar, da Fundação Toyota do Brasil, que já reutilizou mais de 6,5 toneladas de resíduos da indústria automobilística, economizando 100 milhões de litros de água – o que equivale a 40 piscinas olímpicas.

Ela afirma que para mudar o cenário, é preciso sair do modo automático e trocar os gestos "mais fáceis" pelos "mais conscientes". "Isso toma tempo e esforço, principalmente para se munir de conhecimento. Por isso, resolvi começar com pequenas ações, que vão desde reduzir o consumo desnecessário de itens até adotar o uso de uma composteira", conta Viviane.

A profissional ressalta ainda que todos nós precisamos repensar nossos hábitos e mudar nosso jeito de consumir.

Para ajudar quem quer começar uma vida mais sustentável, Viviane indica optar por pequenas mudanças, ao invés de grandes ações. "Os ambientalistas já adicionaram mais dois R’s naquela equação: repensar e recusar. Ou seja, vamos olhar para o ato de consumir com mais profundidade para fazermos escolhas mais certeiras, de maior impacto social e menor impacto ambiental", finaliza.

Quais são as atitudes sustentáveis do seu dia a dia? Compartilha com a gente.

Fonte: Casa Vogue
________
LEIA TAMBÉM:

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM UMA FAXINA 360 GRAUS? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

7 DICAS PARA UM LAR SAUDÁVEL. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3