DICAS: AMBIENTES ILUMINADOS COM PAREDES ESCURAS

Publicado em 14/11/2019 por

Paredes escuras esbanjam personalidade. {não, é?}

Mas, como decorar ambientes com superfícies de tons fechados sem comprometer a iluminação?

1. Toques de cores claras e vivas
Tapetes, móveis e até acessórios claros podem contrapor paredes escuras, deixando o cômodo mais moderno. Você pode se jogar no off-white sem medo, mas as nuances mais alegres e ousadas ajudam a trazer vida.

2. Não pinte tudo
Se você teme um visual pesado, não complete as paredes do teto ao chão. Aposte em boiseries e relevos para trazer leveza e não escurecer tanto o ambiente – mas, atenção! Deixe a cor dominar a maior parte da superfície para que ela seja protagonista na decoração.

3. Cortinas permeáveis
Abuse de toda a luz natural que você tiver disponível. Mas, caso você precise de um pouco de privacidade, opte por cortinas com tecidos permeáveis e leves, que deixem a claridade passar, mesmo quando fechadas. No caso dos dormitórios que precisam do modelo blackout, opte pelas persianas, uma vez que, quando abertas, elas ficam bem disfarçadas, próximas ao teto.

4. Iluminação indireta
Pendentes variados, arandelas e luminárias ajudam a criar cenários aconchegantes dentro de casa. Caso você tenha um teto claro com a parede escura, opte por acessórios que emitam a luz para cima, uma vez que a claridade chegará na extremidade mais alta e será refletida para o resto do cômodo. O trilho eletrificado com spots também é uma boa saída.

5. Combinação com papel de parede

Aposte em uma superfície escura lisa e outra com papel de parede. Mesmo que a estampa também seja fechada, os papeis d parede são responsáveis por trazer vida para o cômodo, tirando-o da monotonia. Uma dica é optar por cores com a saturação aproximada.

6. Vá de verde
Plantas refrescam não somente o ar, mas também o visual. Elas tornam os ambientes mais convidativos com muita leveza, trabalhando em contraponto com as paredes escuras.

E aí?
Vamos apostar em uma parede escura para imprimir ainda mais personalidade no seu lar?

Fonte: Casa e Jardim


Integrado ao sistema v3