INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: PRESENTE E FUTURO

Publicado em 13/11/2020 por Coralli

A construção civil está em uma busca constante pela inovação, com ruptura de paradigmas e alterações de processos para conquistar resultados cada vez mais eficientes.
 
Entenda o que deve influenciar sensivelmente o mercado da construção civil daqui em diante!
 
1. Biomimética
Na arquitetura, a biomimética inspira a busca na natureza por soluções inovadoras que aperfeiçoam a eficiência dos empreendimentos em termos de economia, durabilidade e conforto.
 
2. Tecnologias digitais
Uso de robôs para aumentar a eficiência e a qualidade de inspeções; braços mecânicos que podem automatizar tarefas repetitivas, como a colocação de tijolos; drones para inspeções perigosas aos trabalhadores e para a análise de grandes áreas em poucos minutos.

3. Cidades inteligentes + edifícios inteligentes + IoT
Uma cidade inteligente (smart city) conta com processamento de dados fornecidos pelas próprias pessoas – baseados em necessidades e costumes diários – para promover melhorias na qualidade de vida.

Os edifícios inteligentes têm um gerenciamento pensado no bem-estar dos ocupantes e uma previsão/correção de falhas em tempo ágil, gerando, assim, uma economia do projeto à manutenção.

Já o IoT (Internet of Things) se refere à inteligência por meio da tecnologia em produtos e ferramentas do uso cotidiano: televisão, máquina de lavar e celular podem se conectar à vida das pessoas.
 
4. Construção verde
Além de fazer parte do escopo das cidades inteligentes, a sustentabilidade é uma inovação cada vez mais necessária na construção civil.
 
5. Construção modular e pré-fabricada
Módulos que se parecem com caixas são construídos fora do canteiro de obras. Bastam que sejam montados para que a edificação fique pronta.
 
6. Impressão 3D
Um grande avanço em termos de logística, já que peças de concreto podem ser fabricadas com uma precisão fantástica.
 
7. Modelagem da Informação da Construção (Building Information Model – BIM)
Baseado em um modelo 3D, consiste no processo de criação e gestão de informação em um projeto de construção.
 
8. Realidade virtual e softwares de segurança
Permitem simular situações típicas de obras e treinar os trabalhadores para utilizar equipamentos sem riscos de acidentes. Além disso, são tecnologias que auxiliam no desenvolvimento de inspeções e auditorias, reduzindo os riscos de irregularidades e acidentes nos canteiros de obra por meio da emissão de alertas em situações de emergência e perigo.


2020 foi um ano desafiador – mas, estar aqui, com você, dividindo esse espaço, foi extremamente gratificante. A escrita e a leitura atravessam distâncias, nos aproximando e nos encorajando.

Saiba que você pode sempre contar com a Proma e com a Imobiliária Coralli: para trocar ideias, para dividir conhecimentos, para trocar informações.

Essa foi a última coluna deste ano. Não vamos perder o contato! Acompanhe o nosso trabalho pelas redes sociais: @promaincorporacoes e @imobiliariacoralli.

Forte abraço,
Paulo Obenaus | Diretor do Grupo Proma

_________

Leia também:

COLUNA 11 | MADEIRA ENGENHEIRADA: VANTAGENS E APLICAÇÕES. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 12 | CERTIFICAÇÃO WELL: PESSOAS, SAÚDE E BEM-ESTAR. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 13 | PROJETO TÉCNICO DE FACHADAS POR QUE FAZER PARA OS EDIFÍCIOS. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 14 - RECUPERAÇÃO ACELERADA DO MERCADO IMOBILIÁRIO ABRE UMA GRANDE JANELA DE OPORTUNIDADES. CLIQUE AQUI E CONFIRA.COLUNA

COLUNA 15 - VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS: SAIBA COMO ACONTECE. CLIQUE AQUI E CONFIRA.