Você está realizando um sonho?
Você deseja comprar para revender futuramente?
Você ficará com o imóvel para locação?
Essas perguntas são mais importantes do que podem parecer.
Preste atenção na importância de ter esse objetivo muito bem definido.
Reputação da construtora
Se seu investimento tem como foco o ganho com a revenda do imóvel, é importante você saber a reputação da incorporadora que está desenvolvendo o empreendimento.
Algumas incorporadoras têm um nome (marca) que pode lhe trazer maior liquidez e valor por metro quadrado no momento da revenda.
O outro lado da moeda também é verdadeiro: empresas com um histórico negativo, sem dúvida poderão gerar um olhar mais duvidoso em possíveis interessados no momento da revenda, gerando a necessidade de descontos não previstos por você para de fato concretizar a venda.
Um segundo item importante de ser analisado, se seu investimento tem como objetivo a revenda, é o famoso timing.
Ao comprar um imóvel na planta, você estará concorrendo com a incorporadora caso outras unidades ainda estejam em estoque e você deseje vender sua unidade também.
Porém, pode ser de grande valia você acompanhar a disponibilidade do estoque da incorporadora. Pois, muitas vezes a incorporadora termina sua obra sem unidades disponíveis. Então, este pode ser o momento ideal para sua revenda.
Na entrega do empreendimento, normalmente existe por parte da incorporadora um significativo investimento em marketing para divulgar a conclusão da obra e entrega, o que pode lhe facilitar a atração de possíveis compradores.
Além disso, muitas vezes esse pode ser um dos melhores momentos da curva de valorização do imóvel, podendo lhe trazer uma possiblidade de realização de um bom resultado se sua intenção não for manter o imóvel em carteira.
Contudo, se seu objetivo é a geração de renda através da locação do imóvel adquirido, existem diversas outras nuances que você deve ficar atento.
Por exemplo, você tem como objetivo locar este imóvel somente com contratos de longo prazo (12 meses ou mais)? Ou você terá como foco locações curtas?
Em ambos os casos não se esqueça de separar parte do capital para poder “rechear” a unidade com o básico.
Em caso de locação de longa temporada, serão necessários móveis/marcenaria e linha branca, e em casos de locações de curta estadia, todo enxoval básico, como lençóis, talheres, e outros artigos de primeira necessidade do hospede.
Quando sua intenção é locar o imóvel, se possível, solicite que a construtora/incorporadora entregue o piso finalizado.
Qual é o seu objetivo?
Nós estamos aqui: para um café e uma conversa.
——
Fonte: Exame