MADEIRA ENGENHEIRADA: VANTAGENS E APLICAÇÕES

Publicado em 21/08/2020 por Coralli

A madeira engenheirada é uma nova tecnologia construtiva, que se apresenta como uma solução inovadora, pré-fabricada e sustentável para a construção civil e para a arquitetura. 

Vamos entender o que é a madeira engenheirada?

A madeira engenheirada é processada industrialmente para melhorar o desempenho, oferecendo uma performance para a construção civil que permite competir com vãos maiores.

Os processos de fabricação mais conhecidos para a construção civil são: 1) CLT (Crows Laminated Timber – ou seja, Madeira Laminada Cruzada); 2) MLC (Glue Laminated Timber ou Glulam – ou seja, Madeira Laminada Colada).

A produção da Madeira Laminada Cruzada (CLT) é realizada por meio da colagem de camadas de longas lamelas de madeira. Elas são dispostas lado a lado e empilhadas umas sobre as outras, sendo organizadas em sentidos opostos. Depois de coladas, as camadas recebem uma grande pressão de prensas hidráulicas, formando, assim, painéis de alto desempenho estrutural que são utilizados para lajes e paredes.

Já o processo da Madeira Laminada Colada (MLC) é realizado por meio da colagem de longas lamelas com a disposição do sentido das fibras paralelas ao eixo longitudinal da peça. As lamelas são dispostas em longos gabaritos mecânicos ou hidráulicos, e submetidas à pressão. Essa tecnologia forma elementos construtivos – como vigas, pilares e arcos leves, com grande desempenho estrutural.

A madeira engenheirada é aplicada na construção de casas, prédios residenciais, comerciais e industriais, centros comerciais, obras públicas, e também na construção de pontes.

Inúmeras são as vantagens:

• construção ecologicamente sustentável.

• mais liberdade na concepção dos projetos arquitetônicos.

• ambientes mais saudáveis e confortáveis.

• construção rápida e seca.

• controle de qualidade interno e externo.

• menos peso: a madeira seca pesa 1/5 do peso do concreto.

A madeira engenheirada ainda é uma novidade no Brasil, mas já existem empresas produzindo por aqui e outras em implantação. Acreditamos que nos próximos dois ou três anos esse tipo de construção estará no mercado, oferecendo soluções toda em madeira ou híbridos, aço x madeira ou concreto x madeira.

Forte abraço,

Paulo Obenaus | Diretor do Grupo Proma


______ 


Leia também:


COLUNA 08 | CUSTO DE OPORTUNIDADE: NÃO PERCA A CHANCE DE TROCAR DE IMÓVEL. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 09 | O MERCADO IMOBILIÁRIO NO FUTURO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 10 | O IMPACTO DA TECNOLOGIA 5G NAS CASAS DO FUTURO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.