6 MITOS SOBRE A ECONOMIA DE ENERGIA

Publicado em 05/05/2022 por Coralli

A economia de energia sempre apresenta dois benefícios:

•    A primeira para você, consumidor, que tem uma boa redução em seus gastos.
•    A segunda para o meio ambiente, pois a redução do consumo possibilita o aumento do estoque de energia no país, evitando o uso de energia proveniente das usinas térmicas, que aumentam a poluição do ar.

Mesmo sabendo que é importante economizar energia, às vezes acabamos acreditando em alguns mitos que acabam não ajudando muito a economizar.

São eles:

MITO 1: TELEVISÕES E NOTEBOOKS NÃO GASTAM ENERGIA QUANDO LIGADOS NA TOMADA SEM SER USADOS
Alguns aparelhos elétricos gastam energia mesmo quando não estão em uso. Esse “poder de vampiro” desperdiça energia – o melhor modo de evitar isso é tirar o aparelho da tomada. Quem desliga os aparelhos da tomada em vez de deixá-los em modo stand by pode economizar cerca de 170 reais por ano, em média.

MITO 2: OS PAINÉIS SOLARES NÃO GERAM ENERGIA ELÉTRICA EM DIAS NUBLADOS
Embora sejam mais eficazes sob sol forte, os painéis solares continuam a captar a energia da luz difusa, mesmo em dias nublados. Os meses de verão são mais produtivos porque há mais horas de luz do que no inverno.

MITO 3: NO DESKTOP OS PROTETORES DE TELA POUPAM ENERGIA
Como o monitor continua ligado, o protetor de tela é só mais um programa consumindo energia como qualquer outro. Embora os computadores tenham configurações de suspensão e desligamento que poupam energia, desligar o monitor, ou mesmo o computador, durante as pausas é o modo mais eficaz de evitar o desperdício.

MITO 4: DEIXAR O AR-CONDICIONADO LIGADO DIRETO GASTA MAIS ENERGIA DO QUE LIGAR E DESLIGAR QUANDO NECESSÁRIO

Quando você liga e desliga o ar-condicionado muitas vezes, o consumo de energia aumenta. Nos modelos mais modernos, com a tecnologia “inverter”, ao atingir a temperatura desejada o compressor diminui a velocidade de rotação, mas não desliga totalmente, mantendo a temperatura desejada e poupando energia.

MITO 5: MOTORES MENORES DE CARRO SEMPRE GASTAM MENOS COMBUSTÍVEL
Um carro grande equipado com um motor 2.0 pode gastar menos do que o mesmo carro com um motor 1.6. Isso porque o motor maior se esforça menos para deslocar o mesmo peso. Em um teste realizado no Reino Unido, uma minivan com motor pequeno teve uma eficiência muito menor no uso do combustível do que outra com motor maior.

MITO 6: O CHUVEIRO É O APARELHO QUE GASTA MAIS ENERGIA EM UMA CASA DURANTE O MÊS

Depende! O consumo vai depender do uso que você faz do chuveiro. Em geral, excetuando-se o ar-condicionado, o chuveiro é, sim, o aparelho que consome mais energia em tempo real, isto é: durante o tempo em que está ligado. Por esta razão, é bom evitar ficar com o chuveiro ligado por muito tempo.

Mas, em alguns casos, o aparelho que pode gastar mais energia – a longo prazo – é a geladeira. Algumas geladeiras mais antigas ou com problemas para vedar a porta podem aumentar o consumo de energia e até mesmo ultrapassar o gasto do chuveiro.
Você conhecia esses mitos sobre a economia de energia?

Fonte: Seleções
________
LEIA TAMBÉM:

7 DICAS PARA ECONOMIZAR NA CONTA DE LUZ. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

CONSUMO CONSCIENTE: VOCÊ QUER DAR O PRIMEIRO PASSO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3