ANTES DA COMPRA: O QUE OBSERVAR PARA SABER O VALOR DO IMÓVEL?

Publicado em 09/09/2021 por Coralli

Avaliar um imóvel não é tão simples como muitos imaginam. Trata-se de uma análise mais aprofundada, e requer certo conhecimento de mercado. Assim, o imóvel será, certamente, precificado da melhor forma, evitando prejuízos financeiros.

A compra de um imóvel — tanto para moradia quanto para investimento — requer uma avaliação imobiliária prévia. Afinal, você vai investir um grande capital e assegurar um valor de imóvel justo é um dos cuidados essenciais para a garantia de um bom negócio.

Como avaliar um imóvel antes de investir no seu? Confira!

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE UM IMÓVEL

Conhecer os fatores que definem o valor de determinado imóvel é muito importante na negociação. Isso porque quem investe quer ver seu dinheiro bem aplicado, principalmente porque ele será destinado à casa própria que, na maioria das vezes, é o sonho da vida de muita gente.

Sendo assim, entender alguns fatores que levam determinado imóvel à valorização vai ajudar na escolha e a negociar com o proprietário. Com essa noção, é possível entender por que, muitas vezes, um imóvel com uma metragem menor pode ter um valor maior de mercado.

Isso ocorre porque existem muitos critérios de avaliação de um imóvel que não se limitam apenas ao seu tamanho, mas à localização, tudo o que ele oferece, sua infraestrutura e tudo mais que pode agregar valor.

QUAIS FATORES MAIS PESAM NO VALOR DO IMÓVEL?
Alguns aspectos têm uma grande influência na valorização de um imóvel. Conheça os principais!

VALOR MÉDIO PAGO NA REGIÃO
Uma boa forma de mensurar os preços dos imóveis que proprietários e imobiliárias estão cobrando na região onde você deseja comprar é se informar sobre eles. Isso pode ser feito por meio de pesquisa e/ou consultando a vizinhança, os porteiros da região (que geralmente estão inteirados sobre esses assuntos).

Consultas na internet, principalmente em portais imobiliários, são também uma forma de ter acesso a esses valores — uma vez que existem nesses locais muitos anunciantes.

Trata-se de uma forma de se proteger — evitando investir em um imóvel superestimado, por exemplo, que ocorre muitas vezes em compras por impulso. Uma pesquisa prévia de preços sobre a região evita negócios desse tipo.

LOCALIZAÇÃO

Após ter uma noção do valor dos imóveis similares, localizados na região de sua preferência, parta para outro ponto extremamente importante e que tem muita influência sobre os preços praticados: a localização.

Sim, a localização de um imóvel pode valorizá-lo muito. Para isso, é essencial observar os diferenciais que a região oferece.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Imóveis conservados, com a pintura “ok” e com todos os seus sistemas funcionando perfeitamente são mais valorizados que aqueles que apresentam algo para ser reparado ou necessitando de alguma obra. Afinal, é bem chato comprar um imóvel e, de início, já ter que encarar uma obra, não é mesmo?

Por isso, antes de escolher um imóvel verifique tudo, vazamentos, infiltrações, pintura, pisos, sistemas hidráulico e elétrico, enfim, tudo que possa evitar uma dor de cabeça futura.

ÁREAS DE LAZER

Com o dia a dia cada vez mais corrido, ter uma academia pode ser um conforto e tanto, não é mesmo? Um espaço rico para as crianças brincarem também é motivo para atrair muitos clientes. Por isso, as áreas de lazer nos condomínios, hoje, representam um fator e tanto de valorização.

Não é à toa que os novos empreendimentos imobiliários investem muito nessa questão com novos lançamentos oferecendo muitas áreas de lazer aos moradores, como piscina, parquinho para crianças, brinquedoteca, espaço gourmet, academia de ginástica, quadras poliesportivas, salas de estudos, entre outras.

TAMANHO DO IMÓVEL
A configuração de uma unidade residencial é um fator de muita relevância na sua valorização, e o número de quartos tem um grande peso nisso, principalmente, em caso de famílias com crianças. Os espaços maiores, certamente, são mais valorizados, pois garantem mais conforto.

Além disso, um condomínio com uma infraestrutura, que ofereça vagas na garagem, áreas de lazer e segurança nas áreas comuns são características que também atraem muito o consumidor.

DOCUMENTAÇÃO
Um imóvel com toda a documentação em dia, livre de qualquer processo de inventário e sem nenhuma pendência junto à prefeitura conta muitos pontos positivos na hora de negociar. Por isso, é sempre essencial verificar antes de fechar qualquer negócio todas essas questões, visto que podem comprometer negativamente o processo de compra e venda de uma unidade residencial.

Como você viu, saber o real valor do imóvel depende de alguns aspectos que devem ser muito bem avaliados e estão diretamente ligados à sua valorização.

Está pensando em comprar um imóvel? Conta com a gente! Nossos corretores trabalham com seriedade e comprometimento para que você entenda todos os processos do início ao fim.

Fonte: Moving Imóveis

________
LEIA TAMBÉM:

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FINANCIAR UM IMÓVEL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

7 DICAS PARA VENDER SEU IMÓVEL MAIS RÁPIDO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3