PROJETO DE VIDA: ONDE VOCÊ QUER ESTAR DAQUI 5 ANOS?

Publicado em 05/06/2020 por Coralli

Planejamento do futuro.

Sonhos, ações e realizações.

Projeto de vida. {você tem o seu?}


Para começar, pare e analise: onde você quer estar daqui 5 anos?


Você precisa pensar sobre a sua vida, sobre o seu futuro profissional e, principalmente, sobre as suas finanças. 

Tenha em mente que o futuro se constrói a cada dia.

As ações executadas a cada dia criam o nosso futuro.

{faz sentido pra você?}


Agora, confira 9 dicas que irão ajudar (e muito!) no planejamento de um projeto de vida e, consequentemente, do futuro.


1. TENHA UM OBJETIVO 

Se você pudesse fazer qualquer coisa em cinco anos, o que seria? Reflita sobre o que você deseja de forma clara e definida. Pense em todas as áreas da sua vida nesse momento: carreira e negócios, dinheiro, família, relacionamentos etc.

Descubra o que você gosta de fazer e pense em uma forma de se tornar produtivo (se você ainda não se sente assim). Ao se entusiasmar com o que faz, você irá se sentir muito mais motivado a seguir em frente para realizar os seus esforços e se manter firme no seu projeto de vida.

Pesquise sobre empreendimentos (se o seu sonho for conquistar a casa própria), carreiras e profissões que possam estar alinhadas com o seu objetivo e valores. Converse com pessoas que desempenham atividades parecidas e aprenda com suas experiências.


2. PREPARE-SE: DESENVOLVA O “SKILL” (HABILIDADE) 

Fique atento às oportunidades e esteja pronto. Mantenha-se bem informado sobre assuntos relevantes, estude, conecte-se a outras pessoas e construa redes de relacionamentos. Dessa forma, você estará capacitado – não somente para as oportunidades, mas também para as adversidades.

Sonhos sem metas são apenas sonhos.


3. DESAPEGUE-SE DO PASSADO 

Remoer o passado pode se tornar uma limitação, impedindo, assim, que você siga em frente. Ser bem-sucedido significa desenvolver a sua mente e deixar as coisas passarem para a chegada do novo.

Abandone o hábito destrutivo de se autopunir e aprenda com as suas experiências para atingir resultados cada vez melhores.


4. COLOQUE SEU PLANEJAMENTO NO PAPEL 

Escreva o seu projeto de vida, incluindo o máximo de detalhes e informações. Dessa forma, você terá uma perspectiva clara sobre o cenário atual, o caminho a seguir e o estado desejado.

Organize a sua rotina e faça listas de tudo que você precisa realizar nos próximos dias, meses e anos. Sempre que se pegar procrastinando, se pergunte: “EI, COMO EU ME VEJO DAQUI 5 ANOS”?

Por exemplo: uma pessoa pode desejar ganhar mais dinheiro, entretanto, é necessário definir o quanto – exatamente – ela quer alcançar e qual é a data limite.


5. ENGENHARIA REVERSA DAS SUAS METAS 

Esse é o passo mais importante, pois “como você se vê daqui 5 anos” irá influenciar totalmente o tipo de ação e as atitudes daqui em diante.

Analise a sua meta de uma PERSPECTIVA CONTRÁRIA, começando pelo quinto ano e voltando até o momento atual. Pense no seu objetivo já conquistado e se imagine na posse das coisas que deseja. Use o poder maravilhoso do seu subconsciente.

A ideia é que, pensando de forma reversa, você elimine as etapas de auto sabotagem. O grande segredo está em criar uma imagem mental de como você se vê daqui 5 anos.


6. REVISE O SEU PROGRESSO 

Não tenha medo de errar ou de ajustar o seu planejamento. É natural que isso aconteça. Vá adaptando o seu planejamento conforme você avança na sua execução.


7. CUIDE DA SUA SAÚDE FINANCEIRA 

Se você quer alcançar os seus objetivos mais facilmente, cuide das suas finanças. Revise seus hábitos de consumo e corte os gastos desnecessários. Essa grana extra pode fazer a diferença em oportunidades ou ameaças futuras.


8. LEVE SEU OBJETIVO COM VOCÊ 

Escreva seu objetivo em um papel e leve-o com você. Olhe para ele sempre que possível – isso vai fazer com que o seu subconsciente direcione todos os seus esforços, comportamentos e ações para o que você deseja alcançar.


9. COMEMORE SUAS CONQUISTAS 

Celebre todas as etapas concluídas, desde as mais simples e pequenas até as mais grandiosas. É importante que a comemoração seja coerente com o que você alcançou. Ao vibrar com cada etapa vencida, você reforça na sua mente o quanto é capaz.


Agora, faça a pergunta novamente: 

COMO EU ME VEJO DAQUI 5 ANOS?

E... mãos à obra. Tem um projeto de vida esperando por você.


{se o seu projeto de vida contempla a realização do sonho da casa própria ou o investimento em imóveis, conte com a gente. Os consultores Coralli são especializados para indicar a melhor opção para cada cliente. Combinado?}


Fonte: Filosofia do Sucesso 


______

Leia também:

COMO MONTAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL? CLIQUE AQUI E DESCUBRA.

HOME OFFICE: CLIQUE AQUI E CONFIRA 9 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO