PROJETO TÉCNICO DE FACHADAS: POR QUE FAZER PARA OS EDIFÍCIOS?

Publicado em 18/09/2020 por Coralli

O Projeto Técnico de Fachada Aderida é tão importante quanto os projetos de estrutura, instalações elétricas e hidráulicas ou de impermeabilização. 

Na fachada, o projeto permite que estrutura, alvenaria, esquadria, revestimento e impermeabilização funcionem integralmente. O objetivo principal é combater fissuras e propiciar movimentações para suportar os esforços e as deformações.

É fundamental que o projetista seja contratado na etapa de concepção do empreendimento. Dessa forma, ele trabalha na compatibilização do projeto com os projetos de arquitetura, estrutura, vedações e esquadrias – itens com os quais interage diretamente. Assim, é possível otimizar e compartilhar as soluções técnicas na produção.

Como o projeto se aplica na prática?

O Projeto Técnico de Fachadas, após compatibilizado com os demais projetos do empreendimento, define elementos (telas metálicas) que visarão combater patologias típicas de fachadas (fissuras, trincas, infiltrações e eflorescências), dimensiona as juntas de controle de dilatações e movimentações, analisa as características intrínsecas de todos os materiais envolvidos (argamassas de chapisco e emboço, e materiais de acabamentos cerâmicos) e estabelece os parâmetros norteadores das interfaces entre os componentes do sistema (chapisco + emboço com argamassa colante e material de revestimento).

Prevê, ainda, o processo de validação do painel teste, que deve ser feito por meio de ensaios de resistência de aderência à tração das camadas de argamassas, resistência superficial do emboço e resistência de aderência das placas ao emboço. Estes ensaios auxiliam na detecção de eventuais incompatibilidades e possibilita uma solução com melhor desempenho.


Por que fazer o Projeto Técnico de Fachadas?

Para proteger os sistemas verticais externos da edificação, aumentando o desempenho e diminuindo a possibilidade de patologias. O benefício é prolongar a vida útil do empreendimento e ter uma construção mais saudável.

A Proma Construções executa os Projetos Técnicos de Fachada desde 2007. Nós temos uma preocupação corrente com o tipo de empreendimento que entregamos aos nossos clientes. Este comportamento mostra o compromisso com a qualidade do imóvel, aumentando a valorização do empreendimento e a satisfação dos clientes.

Forte abraço,

Paulo Obenaus | Diretor do Grupo Proma


_________

Leia também:


COLUNA 10 | O IMPACTO DA TECNOLOGIA 5G NAS CASAS DO FUTURO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 11 | MADEIRA ENGENHEIRADA: VANTAGENS E APLICAÇÕES. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

COLUNA 12 | CERTIFICAÇÃO WELL: PESSOAS, SAÚDE E BEM-ESTAR. CLIQUE AQUI E CONFIRA.