PRONTO OU NA PLANTA: QUAIS AS VANTAGENS DE CADA IMÓVEL?

Publicado em 01/04/2021 por Coralli

A escolha de um imóvel pronto ou na planta é dúvida constante de quem está planejando comprar um apartamento. Porém, a melhor alternativa para o seu bolso irá variar de acordo com o perfil escolhido.

Nossa principal dica é: tome essa decisão levando em consideração os prós e os contras de cada opção.

Preste atenção!

IMÓVEL NA PLANTA

O imóvel na planta possibilita ao comprador negociar quando o empreendimento ainda está em fase de lançamento (ainda no terreno) ou em obras.

Entre as principais vantagens:

•    mais facilidade de pagamento por meio de parcelas durante a obra (se comparado ao imóvel usado, que, na maioria dos casos, só se compra à vista ou financiado).

•    personalização física do imóvel – dependendo da incorporadora, é possível alterar alguns formatos, como por exemplo, abrir um dos quartos para a sala, ou mesmo substituir algum acabamento padrão por um que mais agrada.
 
Apesar da flexibilidade, comprar um imóvel na planta implica também em assumir alguns riscos.
Por exemplo: em tempos de instabilidade econômica, se algum imprevisto atingir a incorporadora responsável pela construção, é possível que ocorram atrasos na entrega do empreendimento ou mesmo a falência – portanto, a análise da “saúde” da incorporadora é fundamental.

Além disso, após o pagamento do valor referente a entrada do imóvel, as parcelas sofrerão o reajuste de algum índice relacionado à construção civil, como o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) aplicado sobre o saldo devedor da dívida.

Isso poderá deixar o seu saldo devedor final bem maior do que esperava.

Outro ponto a ser considerado é que você pode, no momento da aquisição do imóvel, estar em uma situação financeira estável, mas, na entrega das chaves, é possível que não possua mais a renda para arcar com o financiamento.

Nesse cenário, você pode acabar tendo que se submeter ao financiamento da própria incorporadora – com juros bem mais altos que os do financiamento imobiliário ou, pior, rescindir o contrato, tendo ainda que pagar multas contratuais. Portanto, um plano “B” é sempre importante.

IMÓVEL PRONTO
A principal vantagem de comprar um imóvel pronto é saber exatamente o que você vai adquirir. Você poderá visitar o espaço e conhecer os ambientes antes de fechar o negócio, substituindo o seu capital diretamente por um bem.

Um imóvel pronto também possui a facilidade de receber um financiamento habitacional de imediato – considerando sua capacidade financeira no momento, usualmente a entrada exigida para a compra varia de 10% a 30% do valor.

Caso opte por um imóvel pronto, é importante se atentar há alguns problemas que surgem naturalmente com o tempo de uso e que nem sempre estão aparentes. Portanto, ao visitá-lo, verifique todos os detalhes.

Ainda assim, o principal risco dessa opção é quanto à documentação, que deve ser minuciosamente analisada. Por isso, conte sempre com a experiência do seu corretor e imobiliária para a identificação das possíveis divergências nesta etapa.

CONCLUSÃO

Analise sempre as opções e os benefícios que você terá com a negociação. Tenha a certeza de estar fazendo um bom negócio – principalmente, com a segurança jurídica e documental necessária antes mesmo de assinar o contrato.

Hoje, qual é a sua preferência: um imóvel novo ou usado?

Fonte: Casa Mineira

______
Leia também:

O BEM MAIS SEGURO DO MUNDO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

MUITA ATENÇÃO! COMO AVALIAR CORRETAMENTE UM IMÓVEL USADO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Integrado ao sistema v3