QUAIS CUIDADOS VOCÊ DEVE TER AO COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA?

Publicado em 22/09/2022 por Coralli

Se você está em busca de um imóvel, seja uma casa ou apartamento, a ideia de comprar na planta já deve ter passado pela sua cabeça, não é?

Adquirir um local para chamar de seu é um sonho, mas, cuidado! Em meio à empolgação você pode deixar alguns detalhes passarem. Por isso, confira tudo que você precisa saber antes de tomar a decisão de adquirir um imóvel na planta.


ANTES DE MAIS NADA, É PRECISO DEFINIR UM OBJETIVO

Você deve analisar com cuidado se o imóvel é o que realmente você procura. Um imóvel na planta é um investimento tão grande quanto um apartamento ou casa já prontos para morar. Se você está pretendendo morar com sua família, verifique se a região é segura, se há escolas, hospitais e outros serviços básicos para que você tenha mais praticidade, conforto e qualidade de vida.


HORA DE ANALISAR A PLANTA

Verifique o formato da planta e compare com outros projetos da construtora. Observe como estão distribuídos os cômodos e a posição do imóvel em relação ao sol, pois esse é ponto que pode te fazer economizar energia elétrica.


PESQUISE SOBRE A CONSTRUTORA

Esse é um passo básico para quem está em busca de imóveis na planta. É de fato vasculhar o passado da empresa, identificando se houve falhas em outros empreendimentos, e isso você pode fazer facilmente com a ajuda da Internet. Outra dica é conversar com compradores antigos para ver o que eles têm a dizer sobre a construção dos imóveis, atrasos ou falhas na obra, por exemplo.


PENDÊNCIAS COM A PREFEITURA

Um detalhe muito importante é descobrir se a planta do projeto foi aprovada ou não pela prefeitura da sua cidade, pois dependendo da situação pode ser que ele nem saia do papel e você fique com o prejuízo.

Vá até a prefeitura e, além de se certificar que o projeto está aprovado, veja se o terreno está sujeito à contaminação, ou se a prefeitura tem planos de desapropriação. Mesmo que o empreendimento seja erguido, esses fatores podem desvalorizar o imóvel e comprometer uma venda posterior.


DOCUMENTAÇÃO

Não tem como fugir da burocracia – ela é a melhor maneira de certificar seus direitos de compra de um imóvel. Nossa dica é ter em mãos tudo que for necessário judicialmente para estar preparado caso haja algum problema, pois, tendo os documentos que comprovam a negociação, tudo fica mais fácil.

Para isso, peça sempre uma cópia do memorial de incorporação da obra, onde você encontra todos os itens minuciosos do projeto. Também tenha a prova de propriedade do terreno, o cálculo exato da área do imóvel, o registro do projeto no cartório e o documento que comprova a aprovação da prefeitura.


VISITE A OBRA

Decidida a compra do imóvel na planta, quando as obras começarem você não deve fingir que nada está acontecendo! Para garantir que o resultado saia exatamente como no projeto, você deve acompanhar o andamento. Visitas à obra são de suma importância para verificar que tudo está saindo de acordo com o que foi estipulado, nas mesmas dimensões e metragens descritas.

Fazer esse tipo de vistoria dá margem para saber o tempo de entrega, se haverá atrasos ou qualquer outro problema que comprometa os seus planos.


NÃO DEPENDA DA ENTREGA DO IMÓVEL

É muito comum fazer planos a longo prazo, mas, não condicione a entrega do imóvel a outros planos que você tenha.

Pense nas coisas separadamente. Se pretende mudar de emprego, casar ou investir seu dinheiro, tente distanciar esses planejamentos da entrega do imóvel. O que você deve fazer é se antecipar aos riscos de uma obra, que pode ser influenciada por diversos eventos e acabar atrasando.


O que achou das nossas dicas sobre comprar imóveis na planta?


Nós estamos aqui – à sua disposição! – com confiança, conhecimento e expertise.

Que tal um café, uma conversa e um sonho realizado?


Fonte: Guia de Investimento

________

LEIA TAMBÉM:

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS JUROS D0 FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

6 VANTAGENS DE COMPRAR IMÓVEIS COM UMA IMOBILIÁRIA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3