ALERTA! USAR MUITO O CELULAR PODE GERAR DANOS IRREVERSÍVEIS AOS OSSOS

Publicado em 14/03/2024 por Coralli

O uso excessivo e inadequado dos celulares pode prejudicar não apenas a sociabilidade das pessoas, mas também a sua saúde física. O constante ato de apertar as teclas para digitação e a posição curvada ao olhar para a tela do aparelho levam a uma série de doenças, como problemas na coluna cervical, ombros, braços, mãos e dedos.


Segundo o ortopedista Leonardo Kurebayashi, especialista em cirurgia de mão e punho, o movimento de pinça, comum ao segurar o celular, pode intensificar a carga na articulação da base do polegar em até 12 vezes. "Se a pessoa segurar o celular com força máxima, a carga pode chegar a até 20 vezes. Isso aumentará muito a chance de degeneração articular e rizartrose [artrose no polegar]", explica.


Outro problema grave é a Síndrome do Túnel do Carpo, de acordo com Antonio Tufi Neder Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM). “A flexão excessiva e constante do punho provoca um aumento da pressão em um pequeno canal por onde passa o nervo mediano. Essa compressão origina a síndrome, uma doença que provoca dor, formigamento, dormência e falta de força nos dedos e mãos”, afirma.


Usar o celular em excesso também pode gerar tendinites (inflamação nos tendões) e tendinopatias (inflamação crônica nos tendões), ocasionadas pelos movimentos repetitivos de punho e dedos. O quadro causa dor, perda de força e movimento, e consequente incapacidade para as atividades diárias.


Já a sobrecarga da coluna cervical ocasionada pela má postura, que faz com que o pescoço fique curvado para baixo ao olhar a tela do dispositivo, leva a cervicalgias (dor na nuca e na cabeça) e a cervicobraquialgias (pinçamentos dos ramos nervosos que saem da coluna cervical), além de estresse muscular da região.


"Uma cabeça com peso normal tem entre 4,5 kg e 5 kg, mas, quando você fica com ela flexionada, o pescoço sofre uma pressão de 27 kg de tensão contínua. É como se você colocasse uma criança de oito anos sobre ele e flexionasse para escrever no celular", destaca o ortopedista Aliomar Ferri Amaral, especialista em cirurgia do ombro.


Ao longo do tempo, o peso extra sobre a coluna causa alterações ósseas, ligamentares e da musculatura estabilizadora do pescoço e do crânio, provocando dores de cabeça.


Os sinais de que algo não vai bem incluem dores nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, alteração da temperatura e da sensibilidade na região, e redução do movimento. "Essa dor pode ser latejante ou uma sensação de queimação, geralmente com piora após uso do polegar. Se alguém usar o celular por um longo período durante o dia e sentir dor na base do polegar, é aconselhável consultar um especialista em mão", alerta Leonardo.


Para evitar o impacto do uso de celulares na saúde, Leonardo sugere medidas preventivas. "Evite o uso do celular por muitas horas ao longo do dia e tjogos que exigem muita força no polegar. Realize mais chamadas ou utilize mais mensagens de voz ao invés de digitação, e prefira o computador logado no aplicativo de mensagens para evitar o uso exclusivo do polegar", enumera.


Segundo o médico, o uso saudável do aparelho inclui fazer pausas regulares, ajustar a postura ao usar o dispositivo e até mesmo considerar a adoção de tecnologias de apoio, como teclados e suportes ergonômicos para que o aparelho fique na altura dos olhos.


Como está o uso do celular por aí?

Fonte: Casa e Jardim

Integrado ao sistema v3