10 DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

Publicado em 31/08/2023 por Coralli

1. Um projeto elétrico adequado é fundamental em qualquer reforma ou construção. Cada projeto possui uma carga elétrica específica, determinada pelo detalhamento do projeto arquitetônico. Um técnico especializado deve fazer o dimensionamento correto, considerando desde a distribuição do quadro de energia até a instalação dos cabos e circuitos para cada ambiente, garantindo uma distribuição elétrica eficiente e segura em todo o imóvel.


2. No início do projeto, é importante considerar os tipos de equipamentos que serão usados, especialmente em relação às cargas elétricas. É primordial especificar essas informações desde o início, para trabalhar com as bitolas de fios adequadas e garantir a distribuição correta para cada espaço.


3. Em casos de imóveis antigos, assim como na parte hidráulica, recomenda-se a troca completa. Construções mais velhas utilizavam cabos rígidos, que não possuem um desempenho ideal na distribuição elétrica. Portanto, é recomendado substituir todos os cabeamentos em imóveis com mais de 15 a 20 anos.


4. Muitas vezes, as pessoas tentam economizar na compra do quadro de energia, optando por quadros pequenos. No entanto, isso pode levar a problemas de sobrecarga. O ideal é ter um quadro de energia adequado, permitindo uma maior segmentação de circuitos na distribuição elétrica.


5. Os quadros elétricos devem ter disjuntores específicos para cada ambiente. Por exemplo, a cozinha, que possui equipamentos com maior consumo de energia, deve contar com disjuntores independentes. Da mesma forma, cada aparelho de ar-condicionado, geladeira, micro-ondas, forno elétrico e tomadas específicas devem ter disjuntores correspondentes.


6. Não é recomendado misturar o disjuntor do sistema de iluminação com o de tomadas. Deve-se ter uma rede dedicada aos sistemas de iluminação e uma rede principal para alimentar os sistemas de tomadas.


7. Sempre que possível, as tomadas de 220V devem ser separadas em disjuntores específicos.


8. Em uma obra com sistema de automação, é imprescindível que o projeto esteja compatibilizado com o de arquitetura e o elétrico. Ter as três áreas alinhadas facilita a execução e evita problemas futuros.


9. Recomenda-se usar cores diferentes na distribuição dos cabos para facilitar a identificação, seguindo as normas de tons. Ter um conhecimento sólido dessas identificações é fundamental para facilitar a manutenção futura.


10. É importante que toda a fiação esteja dentro de conduítes específicos e homologados, a fim de garantir o isolamento adequado da eletricidade.


Existem economias que não valem a pena. Priorize o projeto elétrico do seu lar.


Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


O PAPEL DO CORRETOR NA COMPRA DE UM APARTAMENTO NOVO: POR QUE É IMPORTANTE CONTAR COM UM PROFISSIONAL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


A IMPORTÂNCIA DE ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIABILIZAR O SONHO DA CASA PRÓPRIA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3