BICA ALTA OU BAIXA: QUAL É A MELHOR TORNEIRA PARA O SEU BANHEIRO?

Publicado em 06/10/2022 por Coralli

Você comprou uma torneira maravilhosa, um verdadeiro sonho de consumo, porém, após instalada, espirra água para todo lado? A situação não é incomum, por isso, o ideal é prestar atenção em alguns detalhes.


Para te ajudar, separamos algumas dicas compartilhadas por profissionais especialistas.


BICA ALTA OU BAIXA

Torneiras e misturadores de bica alta são mais usados em cubas de apoio, principalmente do tipo "tigela"‘. Segundo Vanessa Ravanhani, é necessário um cuidado na hora de fazer as furações para o metal e a cuba para que ambos fiquem com um distanciamento adequado em relação ao caimento da água da torneira.

"Torneiras de bica baixa são mais utilizadas em cubas de sobrepor, embutir e esculpidas, por questões estéticas, bem como pela funcionalidade de evitar respingos durante o uso", explica Vanessa. Já as torneiras de parede são ideais para cubas de apoio também, principalmente em lavabos mais compactos, para aproveitar mais o espaço.


PAREDE OU BANCADA

Segundo a arquiteta Mirela Luz, para decidir o melhor local de instalação, que pode ser na parede ou na bancada, é preciso seguir o estilo de decoração e os pontos hidráulicos disponíveis no ambiente. Assim, os modelos de bancada são os mais tradicionais e podem ser inseridos diretamente na mesa ou na cuba. "A grande vantagem deste modelo, além do custo mais acessível, é a disponibilidade de alturas, permitindo escolher o mais adequado para o projeto", diz.

Já as torneiras instaladas na parede são muito usadas em pias que possuem mais altura, como as cubas de apoio. Ainda são ótimas opções para banheiros pequenos, pois otimizam o espaço da bancada. "Entretanto, antes de escolher esse modelo, é necessário verificar se o encanamento está preparado para recebê-lo. Se não estiver, será preciso efetuar uma mudança no ponto de água", orienta Mirella.


DISTÂNCIAS MÍNIMAS E MÁXIMAS

O ideal é que a distância entre a bica da torneira e a borda da cuba de apoio seja de 10 a 15 cm de altura. Essa distância vale para todos os modelos de cuba de apoio, para os dois tipos de metal e bica alta ou baixa. "É importante respeitar essa medida, pois se evita que a água bata na cuba e espirre para cima, além de oferecer espaço suficiente para você conseguir posicionar as duas mãos e enxaguá-las livremente", diz Mirella.

Outro ponto fundamental, segundo a arquiteta, é que a pia do banheiro seja instalada respeitando a medida de 90 cm de altura em relação ao chão. Desta forma, o morador não precisará se curvar para baixo nem levantar os braços na hora de lavar as mãos.


EM QUE MOMENTO DA OBRA ESCOLHER O MODELO?

Mirella orienta que a escolha do modelo seja feita nos momentos iniciais do projeto de reforma ou construção, pois a eleição da torneira e de cuba caminham juntas.

"É importante também analisar o moodboard do espaço com calma e combinar a cor, o estilo e o material da cuba com os metais, a marcenaria e os revestimentos, além de verificar se o modelo escolhido é compatível com o encanamento do ambiente", ressalta a arquiteta. "A questão de ter saída de água quente também deve ser considerada. Nesse caso, é indicado usar um misturador", complementa Vanessa.

Com isso, é possível fazer as adaptações necessárias sem risco de precisar trocar o modelo da torneira dos sonhos devido a alguma incompatibilidade de cuba ou ponto de hidráulica.


Essas dicas foram úteis para você?


Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

VOCÊ ESTÁ EM BUSCA DE UM QUARTO RELAXANTE? SIGA ESSAS DICAS! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

SUA SALA É PEQUENA? SAIBA COMO ESCOLHER O SOFÁ. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3