CASA OU APARTAMENTO: COMO SE DECIDIR?

Publicado em 01/11/2019 por

Casa ou apartamento?
Você não precisa pensar para decidir entre um e outro?
Já sabe quais são as vantagens e desvantagens?
Não existem dúvidas sobre o que se encaixa melhor ao seu estilo de vida?

Coisa {bem} boa – pois muitas são as pessoas que não sabem nem por onde começar. Se você é delas, atenção para este esse post.

A escolha da moradia ideal — seja casa ou apartamento — precisa aliar os desejos e as necessidades à qualidade de vida. O valor também precisa caber no orçamento doméstico (e, de preferência, com condições de pagamento facilitadas).

Para quem está em busca de um imóvel para chamar de seu, conhecer as vantagens e as desvantagens de morar em uma casa ou num apartamento é fundamental.

Mas, atenção!
Mais do que considerar apenas as necessidades do presente, é essencial analisar os objetivos para os próximos anos. Por isso, pense bem.

CASA

Vantagens:
- Espaço extra: para famílias com filhos e/ou animais de estimação, ter uma casa com quintal permite que eles brinquem ao ar livre sem a necessidade de ir a parques ou praças públicas.
- Você define as prioridades: não há necessidade de chegar a um consenso coletivo, por meio de votação em assembleia conduzida por um síndico, sobre em quais melhorias investir, pois as decisões cabem, exclusivamente, à própria família;
- Não há taxa condominial: com exceção de casas situadas em condomínios horizontais fechados, casas em vias abertas não têm que pagar taxa condominial.

Desvantagens:
- Custo elevado: como não há rateio das despesas, os gastos com manutenção — indispensáveis para a conservação do imóvel — ficam inteiramente a cargo do proprietário e, muitas vezes, superam a economia obtida com a ausência da taxa condominial.
- Falta de segurança: a inexistência de portaria ou sistemas de segurança — a menos que o proprietário providencie por conta própria — tornam as casas mais vulneráveis.

APARTAMENTO

Vantagens:
- Mais segurança: a portaria (se tiver) assegura o controle de quem entra e sai do prédio, bem como evita que vendedores e outros desconhecidos o incomodem no dia a dia. Além disso, a existência de um sistema de vigilância completo afugenta os criminosos.
- Praticidade: é muito mais fácil cuidar de um apartamento do que de uma casa, visto que basta limpar os cômodos internos — já que as áreas externas contam com prestadores de serviço. Vale ressaltar que, devido à distância da rua, até mesmo a poeira trazida pelo vento é menor.
- Facilidade: grandes empreendimentos imobiliários atraem uma ampla rede de comércios e serviços para o seu entorno.
- Mais acessibilidade: condomínios tendem a ter uma localização privilegiada, situando-se em centros urbanos ou, quando distantes, sendo atendidos por diversas linhas de transporte público — o que diminui os gastos e facilita os deslocamentos.
- Melhor qualidade de vida: apartamentos costumam contar com uma infraestrutura completa, com direito a áreas verdes, churrasqueira, parquinho, quadra, espaço pet. Diversão garantida para toda a família.
- Economia: mesmo com a taxa condominial, se os gastos com a manutenção do imóvel e a redução das despesas com lazer e academia de ginástica forem colocados no papel, o custo de morar em um apartamento é bem menor do que em uma casa.

Desvantagens:
- Compromisso: apesar das vantagens embutidas na taxa condominial (manutenção das áreas externas do imóvel e segurança reforçada), trata-se de uma conta que deve ser paga mensalmente.

Fonte: Tenda


E aí? Ainda precisa de ajuda?

Aqui, na Imobiliária Coralli, todos os nossos processos são desempenhados com muita responsabilidade e motivação. Cada detalhe é levado em consideração para que o cliente fique plenamente satisfeito com a sua escolha.

“As pessoas que compram o imóvel conosco são assistidas pelos nossos corretores, que são habilitados para auxiliar na tomada de decisão (casa ou apartamento?), fornecendo orientações técnicas sobre o melhor produto para moradia ou investimento. Dessa forma, o comprador pode decidir com conhecimento pela melhor oportunidade”, garante Paulo Obenaus, diretor do Grupo Proma.

______
Leia também:

INVESTIMENTO, VALORIZAÇÃO E LUCRO. SE VOCÊ QUER INVESTIR, APOSTE EM IMÓVEIS NA PLANTA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO: JOVENS PREDOMINAM ENTRE OS COMPRADORES DE IMÓVEIS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3