CHECK-UP DO SEU LAR: O QUE VERIFICAR PARA COMEÇAR O ANO COM TRANQUILIDADE?

Publicado em 05/01/2023 por Coralli

Passadas as festas de Natal e Réveillon, é hora de retomar a rotina e voltar as atenções para 2023. Mas, antes de entrar na correria dos afazeres de mais um ano, é importante reservar um tempo para dar aquele check-up no lar e ver o que está precisando de manutenção ou ser trocado.


Além de itens que ficam mais visíveis, como lâmpadas queimadas, limpeza de ralos e retoques na pintura, alguns setores importantes, mas que até esquecemos que existem e só lembramos quando dá algum problema - como a parte elétrica e hidráulica - merecem atenção especial.


"Assim como fazemos um check-up médico para descobrir qualquer problema de saúde com antecedência, na casa o raciocínio é parecido: quanto antes constatarmos algum problema, mas fácil de encontrar uma solução e menos prejuízo financeiro", ensina o arquiteto Bruno Moraes.


VAZAMENTOS

Vale dar uma olhada mais minuciosa no vaso sanitário para descobrir se há algum vazamento ou mau cheiro na vedação entre ele e o piso. No box, olhe se a água está saindo para fora do espaço.

Verifique as torneiras e sifões - caso não estejam em bom estado, podem provocar vazamentos e o estufamento da marcenaria dos gabinetes. "O ideal é testá-las e inspecionar se existe algum vazamento, mesmo que pequeno. Se esse for o caso, o melhor caminho é buscar um profissional antes que o dano se amplie", recomenda.


FIAÇÃO

A maioria das vezes a gente não a vê, mas a fiação, caso não esteja em ordem, pode colocar a vida em perigo. "Uma fiação mal executada, que entra em curto, pode levar a um incêndio. Por isso, necessita-se de um profissional qualificado para passar os cabos, trocar disjuntores, instalar tomadas e, sobretudo, dimensionar o consumo de energia para executar um cabeamento adequado."


AQUECEDORES A GÁS

Se sua casa ou apartamento tem aquecimento a gás, é importante verificar o estado dos dutos. "Com o passar do tempo e o envelhecimento deles, é possível surgirem rompimentos ou furos, fazendo com que ocorra vazamento de dióxido de carbono, nocivo à saúde", explica o arquiteto. Uma revisão anual, feita por especialistas, é suficiente.


LIMPEZA DE TECIDOS

É hora de agendar também a higienização dos tecidos da casa, como cortinas e estofados. "A periodicidade depende do estilo de vida dos moradores, se tem pets, crianças ou muitas visitas e confraternizações. Caso sim, a frequência da higienização deve ser maior, pois são mais altas as chances desses tecidos sujarem. A proximidade da residência com avenidas e ruas movimentadas também interfere, pois acaba trazendo poluição para dentro de casa", diz Bruno.


CALHAS

Outro ponto pouco lembrado são as calhas. A falta de limpeza traz riscos à edificação, pois calhas obstruídas acumulam água próximo às telhas, causando infiltrações nas juntas do telhado. A estrutura pode se curvar devido ao peso extra, provocando também danos aos revestimentos e fundações.


Os microvazamentos abrem caminho para o surgimento da umidade, que também pode gerar mofo nas paredes externas e internas, e pode comprometer a rede elétrica do imóvel. A recomendação é de que as sejam revisadas por profissionais com os Equipamentos de Segurança (EPIs) necessários a cada seis meses, para vedação de buracos, perfurações e folgas existentes entre as conexões, além de realizar a limpeza.


Preparado para deixar a sua casa em ordem?


Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:

COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO COM PRESTAÇÃO DECRESCENTE? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

ACERTE NA HORA DE PENDURAR SEUS QUADROS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3