DORMIR BEM É O QUE VOCÊ PRECISA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Publicado em 09/03/2023 por Coralli

Não existe alta produtividade sem sono de qualidade.

Pessoas que dormem menos de cinco horas por noite têm uma queda de produtividade de 29% se comparadas a quem passa de sete a oito horas na cama. Para quem dorme de cinco a seis horas, a queda também é expressiva: 19% menos capacidade produtiva.

Só esse dado já poderia encerrar esse post, mas aqui vão mais algumas provas de que quem quer ter a produtividade em alta precisa mesmo é prestar atenção na qualidade do sono.

DORMIR MAL DIMINUI A CAPACIDADE COGNITIVA
A capacidade cognitiva é a habilidade de uma pessoa de entender, interpretar e responder aos estímulos do ambiente ao seu redor, tomando boas decisões sobre o que fazer em seguida.

O sono de baixa qualidade deixa uma pessoa mais lenta, menos alerta, menos preparada para situações de estresse e incapaz de decidir racionalmente sobre qualquer assunto. Isso é, definitivamente, a antítese da produtividade.

A MEMÓRIA ACONTECE DE VERDADE DURANTE O SONO
Anda se esquecendo com facilidade das coisas? Pode ser falta de vitamina B12, mas também pode ser sinal de que você tem como hábito dormir pouco.

Aliás, você sabe quantas horas uma pessoa deve dormir? No caso de um adulto, são de sete a nove horas por noite.

Mas voltando à memória, é durante o sono que o cérebro passa por uma espécie de “faxina geral”, abrindo espaço para novos aprendizados no dia seguinte. É também quando dormimos que fixamos a memória, ou seja, quando algo deixa de ser “decoreba” e passa a ser realmente uma lembrança.

As informações de um dia ficam armazenadas no hipocampo. Enquanto você dorme, elas são “transferidas” e ali ficarão por muito tempo. Possivelmente para sempre.

CRIATIVIDADE E MELHOR CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES
Pessoas que trabalham com a criatividade frequentemente relatam ter acordado durante a noite com uma ideia genial. Faz sentido, afinal a criatividade do cérebro é estimulada durante o sono.

É por isso que aquela velha máxima de “vai dormir que amanhã você decide” é bastante real. Então, às vezes, deixar para amanhã o que você não consegue fazer hoje pode ser uma excelente ideia.

O SONO MELHORA O HUMOR
Talvez você não tenha reparado, mas a sua produtividade também depende do seu humor em um determinado dia. O humor, por sua vez, é amigo íntimo do sono.

Dormir poucas horas deixa uma pessoa irritável, brava e suscetível ao estresse. Tudo isso faz com ela reaja de maneira desproporcional a situações difíceis, podendo “explodir” a qualquer momento. Isso, definitivamente, não é produtividade.

Então já sabe: quer ser produtivo? Vai dormir.

Como estão as suas noites de sono?


Fonte: MMartan
 
________
LEIA TAMBÉM:

ACERTE NA HORA DE PENDURAR SEUS QUADROS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

 

QUAIS SÃO OS CUSTOS ADICIONAIS NA HORA DE COMPRAR O SEU IMÓVEL? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.





Integrado ao sistema v3