INVERNO: 5 IDEIAS PARA DRIBLAR O FRIO NO BANHEIRO

Publicado em 07/07/2022 por Coralli

Por ser uma área molhada, geralmente revestida com pisos e azulejos, o banheiro é um dos espaços da casa que costuma ser ainda mais frio no inverno.

A melhor solução para mantê-lo aquecido é incluir recursos desde a etapa de projeto, no entanto, algumas adaptações ajudam a deixá-lo mais confortável nos dias de baixas temperaturas.


Listamos cinco ideias para aquecer o banheiro no inverno. Confira:


1. INSTALAR SISTEMA DE AQUECIMENTO NO PISO

Para evitar o desconforto de sair do banho e pisar no chão gelado, investir em um piso aquecido é uma boa escolha. “É difícil encontrar revestimentos que não sejam frios. Existem alguns pisos com acabamento natural, não polidos, que trazem uma sensação maior de aconchego. Mas não deixam de ser pisos frios”, comenta a arquiteta Claudia Yamada.

Porém, como o sistema de aquecimento é instalado por baixo do revestimento, essa opção é para quem vai reformar ou construir o banheiro do zero. “Outra solução é trocar o piso de porcelanato pelo vinílico, mas fora do box”, aconselha.


2. FECHAR A ÁREA DO CHUVEIRO

Quem está em busca de adaptações mais simples de executar pode aderir ao box piso-teto, que garante uma temperatura agradável na área do banho por funcionar como uma espécie de sauna. “É um recurso legal para ajudar a aquecer. Porém, não é aconselhável caso não haja janela dentro do box, porque sem a abertura, a circulação do ar fica restrita”, orienta a arquiteta.


3. INSTALAR UM AQUECEDOR PARA A TORNEIRA

O ideal é ter um sistema de aquecimento a gás para o misturador, assim como para o chuveiro, que tem um desempenho melhor que as versões elétricas na hora de aquecer a água. Então, na hora de planejar ou de renovar o banheiro, é interessante considerar essa opção.

Mas existem alternativas para lavar o rosto e as mãos com mais conforto em banheiros sem ligação de gás. “É possível colocar um aquecedor elétrico no lavatório, uma ideia usual para quem procura esquentar a água da torneira”, orienta Claudia.


4. APOSTAR EM TAPETES

Escolher um tapete maior é uma forma simples de adaptar o banheiro nas estações mais frias. Além de o tecido deixar o piso mais aquecido, as dimensões maiores ajudam a diminuir o contato entre os pés e o piso. “Existem também tapetes que têm uma membrana impermeável por baixo e são acolchoados por cima, proporcionando um conforto maior do que as versões comuns de saída de banho”, indica a arquiteta.


5. INVESTIR EM UM AQUECEDOR PARA TOALHAS

Para finalizar o banho em um dia de inverno, nada melhor do que uma toalha quente. O aquecedor elétrico de toalha é um item que pode proporcionar esse aconchego, além de ser um aliado prático. “Nem todo mundo tem um banheiro com incidência de sol ou com bastante ventilação. Então, o aquecedor também ajuda a secar a toalha rápido, evitando odores desagradáveis”, explica Claudia.


Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:

APARTAMENTO GARDEN: O QUE É E QUAIS SÃO AS VANTAGENS? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

9 DICAS PRÁTICAS: COMO MINIMIZAR OS RISCOS À SAÚDE NA HORA DA LIMPEZA? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



Integrado ao sistema v3