POR QUE VOCÊ DEVE (OU NÃO) MORAR EM UMA CASA?

Publicado em 16/03/2023 por Coralli

Casa ou apartamento? Não existe a fórmula ideal para escolher seu novo imóvel. Assunto complexo e que depende de muitos fatores diferentes, decidir onde você vai morar é, acima de tudo, uma questão de preferências pessoais. Algumas pessoas se sentem presas em ambientes menores, outras se sentem inseguras ou solitárias em locais espaçosos.

Por isso, existem alguns aspectos que devemos levar em consideração ao optar entre morar em casa ou em apartamento.

Antes de iniciar esse processo, liste suas necessidades!

Seus desejos e seus pontos não negociáveis (o que você não desiste de ter na sua casa ou apartamento) precisam ser incluídos. Assim você não perde tempo visitando imóveis que não fazem seu estilo ou não são exatamente o que você procura!

Neste post, você encontra dicas para decidir onde morar.

CASA: POR QUE ESCOLHER?

1. MAIS FLEXIBILIDADE

Se você não gosta de barulho, se irrita com locais movimentados e faz questão de ter privacidade, essa é sua escolha. Claro que tudo depende da sua vizinhança, mas em geral, pessoas que vivem em casas não possuem vizinhos que fazem barulho ao andar, no andar de cima, e conseguem ter uma sensação de amplitude maior, especialmente se a casa escolhida tiver área externa.

Ter espaço para o cachorro brincar, chegar tarde em casa e sem se preocupar em tirar o salto alto, mudar os móveis de lugar, ou ter espaço para crianças brincarem dentro de casa sem limite de horário. Essas são situações comuns na vida de muitas pessoas que moram em casas, mas que podem gerar atritos entre vizinhos de prédios. Então, se você deseja mais tranquilidade na sua moradia, considere uma casa na hora da busca do imóvel ideal.

2. SEM REGRAS
Em todo prédio existem normas de convivência para manter a paz e o bom funcionamento. Horários, vagas de estacionamento, entregas. Existem regras até sobre como utilizar os elevadores. E – acredite! – elas são necessárias. Mas nem todo mundo consegue seguir esse manual de boas práticas.

Em uma casa, o único responsável será você. Barulho até tarde, música alta, reformas, mudanças na decoração, festas com amigos ou até realizar seu sonho de aprender a tocar bateria. Tudo isso é possível em um ambiente livre, onde não existem regras. Estacione seu carro do jeito que você achar mais adequado aqui!

3. DESPESAS MAIS BAIXAS
As contas de uma casa são proporcionais aos seus gastos. Mas precisamos levar em consideração um valor extra que pode custar caro ao escolher um apartamento. Geralmente, os custos de um condomínio envolvem limpeza, água, luz e manutenção de rotina dos espaços comuns. Quanto maior a estrutura disponível (quadras, piscinas, academia, salão de festas), maior a taxa mensal.

4. MAIS PRIVACIDADE
Quando moramos em prédio ou condomínio com diversos blocos, os olhares alheios podem incomodar. Em uma casa, você evita as curiosidades desnecessárias dos vizinhos. Tenha privacidade sem as amarras sociais de um condomínio. Mais liberdade é um dos principais ganhos com a escolha de uma casa.

5. ADOTE UM (OU VÁRIOS) BICHINHOS!
Muitos prédios não permitem a entrada de animais de porte médio ou grande. Alguns não proíbem, mas latidos ou barulhos podem causar desafetos entre os moradores. Isso pode ser um empecilho na hora de encontrar sua moradia ideal.

Se você é um pet lover e pretende conviver com vários animais, talvez esse seja um ponto a analisar com cuidado! Casas geralmente possuem mais espaço, e um quintal pode ser essencial para quem ama animais (principalmente os maiores!).

6. ESPAÇO AMPLO E AO AR LIVRE
A casa tem! A maior parte dos apartamentos são menores do que casas, e geralmente não têm espaços adaptáveis.

E tudo bem, você pode até preferir espaços menores e mais aconchegantes. Um quarto extra e área externa podem não fazer tanta diferença hoje, mas no futuro talvez sejam importantes para você. Tomar sol ao ar livre ou criar uma horta podem ajudar muito no stress do dia a dia.

7. UM QUINTAL PARA CHAMAR DE SEU
Um dos fatores de maior atratividade das casas, um amplo espaço de lazer é decisivo para muitos dos compradores de primeira viagem. Muitos prédios contam com piscinas, quadras, salões de festas e espaços coletivos em geral. Mas cuidado: isso pode apenas aumentar a taxa de condomínio se você não tiver tempo ou disposição para utilizar essas áreas.

Em uma casa, o quintal é seu: você decide o que fazer com ele. E ter a natureza por perto pode ser um fator decisivo para quem tem crianças ou animais. Um gramado? Árvores? Piscina? Casas para cães ou hortas? Tudo é possível dentro do seu orçamento e do espaço disponível.

CASA NÃO É PARA VOCÊ SE:


1. VIAJA MUITO
Se tratando de uma casa, você será o responsável pela segurança da família dentro do lar. Você pode contratar serviços de segurança, sejam eles automáticos ou o vigia do seu novo bairro, mas saiba que será sua responsabilidade tomar as melhores decisões em relação ao tema.

2. GASTOS EXTRAS
Morando em um condomínio, o valor da taxa mensal é utilizado em grande parte para reparos e manutenção do prédio. Em uma casa, o único responsável por isso é você. Entupimentos de esgoto, pisos quebrados na garagem, janelas rachadas por chuvas mais fortes. Tudo isso deve ser resolvido em algum momento e seu orçamento pode sofrer com esses imprevistos.

Dica: invista em uma pequena “poupança condomínio”: calcule a taxa mensal que pagaria se morasse em um apartamento e guarde esse dinheiro todo mês. Assim, quando sua casa precisar de reparos urgentes, você estará preparado!

NÓS AJUDAMOS VOCÊ A TOMAR UMA DECISÃO!

Confie na Coralli para encontrar a casa dos seus sonhos!

Fonte: Em Casa


________
LEIA TAMBÉM:

O IMPACTO DA TECNOLOGIA 5G NAS CASAS DO FUTURO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.



COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO COM PRESTAÇÃO DECRESCENTE? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.




Integrado ao sistema v3