TENDÊNCIAS: AS COZINHAS QUE DOMINARÃO 2023

Publicado em 12/01/2023 por Coralli

Pretende reformar ou projetar uma nova cozinha em 2023?

Arquitetos e marcas do segmento levantam as principais tendências envolvendo a cozinha, considerada o “coração da casa”.


Abaixo, confira o que considerar na escolha dos acabamentos, marcenaria e decoração!


O branco abre espaço para as cores vibrantes em todos os ambientes da casa, incluindo a cozinha. O escritório Dantas & Passos Arquitetura levanta o terracota, tons de verde e azul, beges claros, preto e rosê como as principais tendências.


“Misturar os acabamentos nos armários, por exemplo, é um caminho sem volta. Sugiro mesclar cores, madeira e vidros texturizados para trazer movimento e graça para o ambiente”, completa a arquiteta Aiê Tombolato.


Apesar de uma cartela diversa de cores, as cozinhas caminham para um visual clean graças aos acabamentos. Ao invés de azulejos nas paredes, prevalecem as pedras sólidas, complementando bancadas e pisos.


“As cozinhas ganham um visual mais leve sem o uso de azulejos no backsplash, como fazíamos antigamente. Nos projetos mais recentes, tenho revestido o frontão no mesmo material do tampo ou bancada”, afirma a arquiteta Gigi Gorenstein.


Elementos industriais aparecem de forma mais pontual, seguindo a máxima de menos é mais. “Os metais ganham um novo visual mais leve e elegante através de anodização, cromagem ou galvanização”, afirma Matheus Silveira.


No quesito revestimentos cerâmicos, o destaque fica para os micro e maxi formatos. Os bricks seguem em alta, assim como o azulejo 10 x 10 cm. “As coleções trazem cada vez mais o mix de texturas para uma mesma peça, em geral, no acabamento mate”, afirma Patricia Zanivan, coordenadora de design de superfície Portinari e Ceusa. “Temos peças ricas em detalhes, com relevos lineares misturados a superfícies rugosas ou texturizadas”.

No extremo oposto, os porcelanatos gigantes seguem em alta para 2023, inclusive, em cubas esculpidas.


COZINHAS PEQUENAS E ACONCHEGANTES

Esqueça as ilhas gigantes que ocupam metade do living. Em 2023, a procura é por cozinhas sob medida, ao ar-livre ou não, que favoreçam a fluidez e devolvam a sensação de aconchego ao ambiente. “Uma opção para trazer mais amplitude a cozinhas menores é apostar no uso de prateleiras estilizadas no lugar de armários superiores fechados”, sugere a arquiteta Beatriz Zeglin.


REFERÊNCIAS À NATUREZA

Em 2023, as referências à natureza chegam à cozinha com destaque para o calor da madeira, trazendo mais aconchego. Os tons mais claros ganham destaque na combinação com verdes. Além disso, as hortas verticais continuam em alta, promovendo um estilo de vida mais saudável para os moradores.


Essas dicas ajudaram você a planejar sua nova cozinha?


Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

4 MOTIVOS PARA TER UM APARTAMENTO NA PRAIA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

AS TOALHAS DE BANHO TÊM PRAZO DE VALIDADE? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Integrado ao sistema v3